Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/03/17 às 11h43 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Prevenção para manter a qualidade

 

Emater-DF realiza reunião técnica para orientar produtores de assentamento em Formosa (GO) sobre alimentação do gado no período da seca

 

Com a proximidade do fim das chuvas, os produtores de leite começam a se preocupar com a alimentação do gado bovino: o capim fica mais seco, o que dificulta a produção de ração e, consequentemente, afeta a qualidade do alimento produzido. Pensando nisso, a equipe do escritório da Emater-DF em Formosa (GO) realizou, nesta quarta-feira (29), uma reunião técnica sobre alternativas de alimentação do rebanho no período da estiagem. A atividade ocorreu no assentamento Virgilândia, no município goiano que fica a cerca de 90km de Brasília.

 

Segundo o zootecnista Alessandro Rangel, da Emater-DF em Formosa, foi possível esclarecer dúvidas e apresentar informações técnicas sobre o plantio de alternativas de alimentação do gado, como capineiras de cana-de-açúcar, além da formação de silos de milho, sorgo e do próprio capim para reserva. “Conscientizamos os produtores da importância de se planejar e providenciar ração necessária. Com isso, os produtores garantem economia na propriedade, qualidade do leite produzido e manutenção da renda familiar”, destacou Alessandro.

 

O assentamento Virgilândia possui 254 famílias, das quais 50 entregam leite para empresas da região. São cinco tanques de expansão com produção média de 20 mil litros por semana. A comunidade é uma das 17 atendidas pela Emater-DF no município de Formosa, por meio de um contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br