Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/04/15 às 10h27 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Prevenção em foco

 

Mais de cem pessoas participaram, nesta terça-feira (31), do Dia de Saúde do Trabalhador Rural na Vargem Bonita. Exames toxicológicos, de pele e de doenças sexualmente transmissíveis (DST) foram realizados nos agricultores da região, num evento realizado pela Emater-DF, em parceria com a Secretaria de Saúde.

 

Os trabalhadores que apresentaram alterações na pele foram encaminhados ao Programa de Vigilância de Agravos à Pele (Vigipele), do Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Eles receberão tratamento dermatológico. O centro deverá receber também os agricultores cujos exames de sangue indicarem contaminação por agrotóxicos. Além dos exames, os participantes da ação acompanharam uma palestra sobre os perigos e cuidados no manejo de defensivos agrícolas.

 

No Distrito Federal, no entanto, os índices de intoxicação na área rural são baixos, graças ao trabalho preventivo realizado pela Emater-DF. A empresa realiza frequentemente, em todos os seus escritórios locais, palestras e cursos sobre a correta aplicação dos agrotóxicos, com orientações sobre a forma adequada de armazenamento do produto, o uso dos equipamentos de proteção e como deve ser feita a devolução das embalagens.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br