Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/12/16 às 12h11 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Presidentes de Emateres debatem e elaboram propostas de ATER para governadores do Fórum Brasil Central

 

Presidentes de Emateres da Região Centro-Oeste e Tocantins participam do Fórum Brasil Central

 

Convidadas a participar do Fórum de Governadores do Brasil Central, do qual fazem parte os estados do Tocantins, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rondônia e o Distrito Federal, as Emateres dessas respectivas unidades federativas reuniram-se, nesta quinta-feira, 1, para debater as principais estratégias da assistência técnica e extensão rural.

 

Reuniram-se em uma Câmara Técnica, sob a coordenação de Argileu Martins, os presidentes da Ruraltins (TO), Pedro Dias; da Emater-GO, Pedro Arraes; da Empaer-MT, Lair Mota da Silva; e da Agraer-MS, Enelvo Felini. Rondônia não pode participar. O Fórum está sendo realizado na Escola de Governo, em Brasília. Nesta sexta, 2, a reunião será na Residência Oficial do Governo do DF.

 

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, Leany Barreiro de Sousa Lemos, agradeceu a presença dos representes se ATER e explicou que essa pauta do Fórum foi definida por ser o setor uma das principais áreas apontadas pelos governadores como estratégica para o desenvolvimento da região. O Consórcio pretende fortalecer esta área, que considera como fundamental para o desenvolvimento do Brasil Central.

 

“Temos a chance de apresentar as oportunidade da ATER aos nossos governadores, neste Fórum, para ajudarmos a alavancar o desenvolvimento dos nossos estados, neste momento de crise. E crise a gente trata com união e boas iniciativas, que é a proposta deste Fórum”, avaliou o presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Matins.

 

O debate incluiu a apresentação das potencialidades de cada Emater, suas experiências exitosas, além de ser colocado em discussão cenário para avaliar o Futuro dos Sistemas de Produção de Alimentos Globais, pauta apresentada pelo presidente da Emater-GO, Pedro Arraes. Ao final da reunião foi elaborada uma proposta para ser entregue aos governadores nesta sexta-feira, ao final do evento.

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br