Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/16 às 14h11 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Presidentes da Emater-DF, da Asbraer e da Anater articulam cooperação para uso de sistemas de informática para a Ater

 

O presidente da Emater-DF e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão (Asbraer), Argileu Martins, e o presidente da Agência Nacional de Extensão Rural, Paulo Cabral, se reuniram com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para debater a ampliação de duas ferramentas eletrônicas desenvolvidas pelo MMA: o Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA) e o Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP). A reunião ocorreu hoje (6) em Brasília.

 

O ISA é mais focado na propriedade rural e busca dar ao extensionista rural a possibilidade de aferir a sustentabilidade do estabelecimento, baseado nesse diagnóstico, elaborar um plano de adequação socioeconômico e social; e o ZAP foca no ambiente, principalmente na questão hidrográfica, porque delimita as bacias hidrográficas e avalia o uso do solo, a hidrologia e possibilita uma série de planejamentos.

 

Será estruturado um termo de cooperação entre a Anater, o MMA e a Asbraer para detalhar como se dará a cooperação. Para Argileu Martins, a colaboração é uma ótima ideia, mas deve haver mais dialogo para que não haja sobreposição de ações. “A Emater-DF e outras associadas da Asbraer também desenvolvem tecnologias para melhorar a interação e os serviços prestados pelos extensionistas. Temos que continuar a conversar e avaliar como essas ferramentas podem ser mais bem aproveitadas e se complementar”, ponderou.

 

Com informações da Asbraer

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br