Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/15 às 14h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Presidente da Emater-DF defende formação de fundo nacional para produtores de água

 

Presente ao lançamento da Frente Parlamentar Mista da Água, o presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, defendeu o que chamou de medidas práticas para que se tenha um projeto bem-sucedido de segurança hídrica no Brasil. Entre elas, a formação do Fundo Nacional para produtores de água. O lançamento da Frente tem como fundador o deputado federal Evair de Melo (PV-ES) e o evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 25, na Câmara dos Deputados.

 

Ao abrir o evento, o deputado Evair Melo lembrou que “primeiro, como parte integrante do ecossistema, também precisamos discutir as diversas utilizações da água, seja para o consumo humano, para a agropecuária, para a indústria ou para outras formas de oportunidade. A água é um condutor de oportunidades”.

 

Convidado a se pronunciar, Argileu enumerou as medidas práticas para trabalhar a segurança hídrica, que urgem no país. “Temos que ter um grande plano de manejo e conservação de solo. Também temos de ter um grande programa de adequação ambiental das propriedades rurais. E terceiro, se entendermos que é o campo que produz água, a população urbana vai entender que esse produtor está produzindo um bem comum e com isso juntar-se a nós na defesa da formação de um fundo nacional para remunerar os produtores rurais que produzem água, um bem essencial à todos”.

 

E alertou: “Se não agirmos agora vamos ter de remediar e remediar problemas relativos à natura, normalmente, é aplicação de remédio a longo prazo, o que significa termos os efeitos desse remédio de forma demorada demais”.

 

Compuseram a mesa, além do deputado Evair e o presidente da Emater-DF, o deputado

Raimundo Gomes, a assessora parlamentar da Embrapa Miriam Eira, Ana Constantina Sarmento do Confea, Jaqueline Vieira secretária do Meio Ambiente de Goiás e a representante da ANA, Maria do Socorro.

 

A Frente foi formada para ser um fórum de debate permanente dos temas relevantes que envolvem a água. Conta com o apoio da ANA, da Embrapa, da Asbraer, do Consepa, da CNI, da CNC, da CNA, da Contagem, de universidades federais e da Associação das Donas de Casa.

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br