Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/09/14 às 13h35 - Atualizado em 29/10/18 às 11h21

Planaltina expõe o melhor da área rural

 

Planaltina completou, em agosto, 155 anos. Antigo município goiano, a cidade foi anexada ao Distrito Federal com a transferência da capital, em 1960. Atualmente com quase 200 mil habitantes, a região administrativa é responsável por grande parte da produção agrícola de Brasília. Para divulgar e valorizar essa importante vocação, o GDF promove, até o próximo domingo (7), a 11ª Exposição Agropecuária de Planaltina (Expoplan), no Parque Ecológico Sucupira, na entrada principal da cidade.

 

O evento conta com participação da Emater-DF, que possui 5 escritórios locais em Planaltina, além do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) e de um escritório de articulação com a Embrapa Cerrados. A empresa organizou a 1ª Mostra de Produtos Orgânicos e está oferecendo cursos e oficinas de alimentação saudável, além de apoiar exposições de vários produtores rurais da região.

 

De acordo com o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, a Expoplan é uma oportunidade para o público da cidade conhecer os benefícios que o GDF tem levado à área rural de Planaltina. “Asfalto de rodovias, reformas em escolas e postos de saúde, aumento do crédito rural e incentivo à produção orgânica são algumas das melhorias que o campo tem experimentado”, enumerou.

 

Já o coordenador de Operações da Emater-DF, Roberto Carneiro, destacou a integração entre empresários do campo e da cidade. “A união entre os comerciantes locais e a agricultura tem gerado oportunidade de negócios, geração de emprego e renda na região”, apontou.

 

Exposição de animais exóticos, produtos da agroindústria artesanal, floricultura e jardinagem, produção orgânica, artesanato, hortaliças, grãos, apicultura e outras atrações da área rural podem ser visitadas no pavilhão do Sistema Público da Agricultura, de 9h às 23h, com entrada franca.

 

Alimentação saudável — Um delicioso molho à base de ora-pro-nobis — uma hortaliça não-tradicional: esse foi o tema da oficina de alimentação promovida pela Emater-DF na primeira noite da 11ª Expoplan, nesta quinta-feira (4). O curso reuniu cerca de 20 participantes e foi ministrado pela gerente do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater-DF (Centrer), Sandra Cristina de Sousa.

 

Sandra explica que a ora-pro-nobis, utilizada em várias propriedades como cerca-viva, possui altos teores de proteína. “Essa planta é natural do cerrado e cresce muito rápido. É uma ótima alternativa de alimentação saudável”, detalha. Oficinas de tortas com vegetais, castanha-do-brasil, baru e banana — com aproveitamento integral — estão na programação do evento até o próximo domingo (7).

 

Mostra orgânica — A Emater-DF promoveu ainda a 1ª Mostra Competitiva de Produtos Orgânicos da Expoplan. De acordo com a engenheira agrônoma Gesinilde Radel Santos, do escritório da empresa em Planaltina, a região possui 19 produtores de orgânicos e mais de 10 em transição agroecológica. “No entanto, ainda há bastante espaço para crescer, a demanda de público é muito grande”, observa, lembrando que uma feira orgânica funciona todos os sábados de manhã ao lado da administração regional.

 

Gesinilde explica que a mostra reuniu 7 produtores. “Nossa intenção é dar mais fôlego à produção orgânica local e incentivar outros agricultores a investir em lavouras livres de agrotóxicos”, acrescenta. Os produtos estarão expostos até o próximo domingo (7) e disponíveis à comercialização.

 

Os premiados foram:
1º lugar: José Pinheiro (Zé Preto) – Núcleo Rural Rajadinha
2º lugar: Manoela Carlos – Jardim Morumbi
3º lugar: Eduardo Paiva – Núcleo Rural Quintas do Maranhão

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br