Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/15 às 8h41 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Pipiripau recebe direção da Emater-DF

 

Duas visitas da direção da Emater-DF foram realizadas na última terça-feira (14), para conhecer a dinâmica de trabalho dos escritório local de Pipiripau e da Gerência de Projetos Estratégicos Leste, ambas situadas no núcleo rural Pipiripau (região administrativa de Planaltina). O presidente da empresa, Argileu Martins e o diretor-executivo Rodrigo Marques, puderam trocar ideia com as duas equipes, que falaram da atual situação dos produtores rurais e assentados que atendem.

 

Pipiripau é mais conhecida como o berço das águas e das tecnologias. “Elas se iniciam sempre aqui. Cultivo protegido, irrigação localizada, enxertia de hortaliças etc”, frisou o coordenador do escritório, Geraldo Magela Gontijo, acrescentando que por lá estão começando o maracujá enxertado. “Corremos muito atrás de inovações tecnológicas”, garantiu.

 

Depois de ouvir a forma de atuação e um relato sobre todas as atividades do escritório, Argileu Martins afirmou que o foco da nova direção é o resultado que impacta as ações. “Queremos esses resultados sistematizados para mensurarmos como influímos no desenvolvimento econômico, social e ambiental. Esses dados é que estamos buscando. E ao mesmo tempo, entendermos qual é o nosso negócio. Queremos que vocês apostem conosco. Os escritórios locais são os que produzem esses resultados que queremos”, reforçou Argileu.

 

É nesta região que prospera o Projeto Produtor de Águas, que começou em fevereiro de 2012 e já tem os primeiros resultados, que são o reflorestamento. Entre as atividades apresentadas pelo gerente, o concurso de boas práticas, que já tem cinco anos, em que são avaliados 63 itens nas propriedades e que estimula a melhoria nas propriedades, é destaque. O concurso gera um percentual de conformidade hoje de 92,3%. Outra atividade citada como destaque é o Encontro do Maracujá, que reúne mais de 300 produtores.

 

Na Gerência de Projetos Estratégicos Leste, trabalha uma equipe de cinco extensionistas, atendendo especificamente oito  assentamentos, desde de 2010, à chamada publica do Incra na Região. São eles: Itaúna, União Flor da Serra, Cocal da Água Quente, Cigano, Terra Conquistada, Santo Antônio das Brancas, Filhos da Terra e Sonho Realizado.

 

Nesse projeto foram realizadas cerca de três mil visitas, até o último fechamento das atividades. “O ponto forte do trabalho foi a elaboração do projeto de crédito, no qual foram aprovados 369 projetos para 2014/2015”, afirmou o coordenador da gerência, João Colemar. Ao todo, são recursos da ordem de R$ 2.909.485,82 para 350 famílias.

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br