Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/16 às 9h26 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Pecuaristas do cerrado investem em criação de búfalos

DF já produz 110 mil litros de leite e 12 toneladas de carne de búfalo por ano

 

Para falar sobre a criação de búfalos no cerrado, o Brasil Rural desta segunda-feira (10) entrevistou o zootecnista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Aécio Prado. Ele apresentou uma série de vantagens para o produtor, além de confirmar a boa aceitação dos produtos derivados de búfalo no mercado.

 

Por ano, o DF produz cerca de 110 mil litros de leite e 12 toneladas de carne. Mesmo com rebanho menor que o de outras unidades da Federação, como o Pará, a produção local ultrapassa estados como Piauí, Sergipe e Roraima de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Na criação de bubalinos, o leite é mais caro, mas a aceitação no mercado é maior. A carne é mais leve e saudável. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), a carne de búfala tem 40% menos colesterol e 55% menos calorias do que a bovina.

 

Clique AQUI para acessar a reportagem. Clique no player e confira a entrevista com Aécio Prado, extensionista da Emater-DF.

 

O programa Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, aos sábados, às 7h, e nos domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

 

 

Programa Brasil Rural – EBC

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br