Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/10/16 às 9h41 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

PecBrasília 2016 será realizada no Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto

Evento é importante para a consolidação do setor agropecuário da região

 

O Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto (PAGT) receberá, de 26 a 29 de outubro, a 2ª Mostra Tecnológica da Pecuária do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) – PecBrasília. O objetivo é fomentar e promover o desenvolvimento das cadeias produtivas da agropecuária na região.

 

A PecBrasília 2016 contará com os segmentos de seis cadeias produtivas, como a bovinocultura de leite e de corte;  equideocultura; suinocultura industrial; avicultura industrial; ovinocultura e caprinocultura; e apicultura. “São cadeias significativas e que tem um impacto expressivo na economia rural do DF”, explica o subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Seagri/DF, Hercílio Matos.

 

Com foco em negócios e tecnologias, a programação contará com painéis temáticos, circuitos de demonstrações das cadeias produtivas, exposições e julgamentos de animais, demonstrações de máquinas agrícolas e de tecnologias aplicadas à pecuária, entre outras. Além disso, as entidades financeiras estarão presentes para facilitar o comércio de máquinas, veículos e animais.

 

Segundo o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, este evento é importante para a consolidação do setor agropecuário. “A pecuária da região tem bons resultados de produção, melhoramento genético e manejo de rebanho. Queremos mostrar para a sociedade e para os criadores o que temos à disposição em tecnologias, recursos que ajudarão a melhorar ainda mais as cadeias. Desta forma, assim como a AgroBrasília, consolidada como uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, teremos a partir deste ano no calendário de eventos da nossa agropecuária, a PecBrasília”, ressaltou.

 

1ª edição do Chef Torto

 

Diversos food trucks irão compor a praça de alimentação e participar da 1ª edição do Chef Torto. A ideia é que cada chefe use da criatividade para preparar um prato especial que se vincule com o evento. Até sábado (29), o público poderá experimentar e participar da votação para eleger o melhor prato.

 

“Os food trucks tem uma importância capital para a nossa lógica de fomento ás cadeias produtivas”, explica o subsecretário.

 

A PecBrasília é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Zebú do Planalto (ACZP), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa/DF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape/DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Distrito Federal (Sincco), Sindicato dos Criadores de Bovinos, Bubalinos e Equideos do DF, Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Banco de Brasília (BRB), Banco do Brasil.

 

Confira a Programação do evento:

 

Programação PecBrasília 2016
Data Hora Evento
26/10/2016 10h  Abertura
11h Instalação da Câmara Setorial de Equinocultura
14h30 Palestra – COMIDA DE VACA É CAPIM – Leovegildo Lopes de Matos – Pesquisador da Embrapa Gado de Leite
16h Divulgação dos Resultados e Premiação da Primeira Prova de Produção de Leite a Pasto da Raça Gir Leiteiro, realizada no Centro de Tecnologias para Raças Zebuínas Leiteiras-CTZL. Carlos Frederico Martins-Pesquisador da Embrapa Cerrados, Isabel Cristina Ferreira, Pesquisadora da Embrapa Cerrados, Marcelo Ricardo Toledo, Técnico da Associação de Criadores do Zebu do Planalto.
27/10/2016 10h Reunião da Câmara Setorial de Grãos
14h30 Palestra – Geração de energia elétrica com Biogás de resíduos animais – José Dilcio Rocha, Pesquisador da Embrapa Agroenergia
16h Palestra – Uso de resíduos da produção de cogumelos e enzimas na ração animal – Félix Siqueira – Pesquisador da Embrapa Agroenergia
28/10/2016 10h Palestra: ILPF / Plano ABC – Experiências da EMBRAPA CERRADOS – Kleberson W. de Souza e Paulo Christo – pesquisadores da Embrapa Cerrados
15h Palestra: – Cultivares Forrageiras Embrapa – Novas forrageiras do programa de melhoramento da Embrapa – Gustavo J. Braga, pesquisador da Embrapa Cerrados
29/10/2016 17h Encerramento

 

Serviço:

PecBrasília 2016
Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto
26 a 29 de outubro
8h às 17h
Entrada Franca

 

Patrícia Távora 

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Agricultura – Seagri-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br