Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/15 às 12h02 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Parceria entre Asbraer e ABCZ vai dinamizar o Pró-Genética

 

Para propor estratégias de atuação da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) junto ao Programa Pró Genética, a Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu (ABCZ) se reuniu com o presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, nessa terça-feira (8).

 

O Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro) tem como objetivo contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite no país por meio da melhoria genética do rebanho. Tendo como público prioritário os pequenos e médios produtores, o programa tem a participação da Asbraer prevista no Acordo de Cooperação Técnica, juntamente com os ministérios da Agricultura (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). A proposta é tornar a genética melhoradora acessível a todos os segmentos da cadeia produtiva da carne e leite no país, aumentando a produtividade e renda do produtor rural.

 

Encaminhamentos

 

A Asbraer indicará representantes para atuarem no plano de trabalho do programa e dará espaço para que a ABCZ participe da próxima Assembleia Geral Ordinária da Asbraer, em novembro, para falar do Pró-Genética aos representantes das entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

 

Outra proposta é disponibilizar, no site da Asbraer, o link do sistema eletrônico desenvolvido pela ABCZ para que produtores e técnicos identifiquem criadores, por região, que possuem touros melhoradores registrados no padrão Pró-Genética. O objetivo é integrar e aproximar produtores e técnicos junto a criadores de todo o país e fomentar o uso da ferramenta pelas entidades de Ater.

 

Participaram do encontro dessa terça-feira o presidente da ABCZ, Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira, o assessor de Relações Institucionais da ABCZ, Sílvio Queiroz Pinheiro, e o gerente do escritório da Emater-MG da regional de Uberaba, Gustavo Laterza de Deus.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br