Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/02/13 às 9h55 - Atualizado em 29/10/18 às 10h44

Pães caseiros são opção de renda para mulheres rurais

 

Pães caseiros feitos com morango, espinafre, rúcula, cenoura, batata-doce, maracujá, doce de leite, coco e outros produtos naturais: esse foi o resultado do curso de Panificação Artesanal ministrado pela Emater-DF no escritório da empresa em Brazlândia nesta semana. Encerrado nesta quarta-feira (27), o curso foi direcionado a 15 mulheres do núcleo rural Betinho e durou 16 horas.

 

Segundo a nutricionista Danielle Amaral, do Centro de Treinamento da Emater-DF (Centrer) — uma das responsáveis pelas aulas — o produto tem boa saída no mercado consumidor, além de ser natural e nutritivo. “Com isso, estamos garantindo segurança alimentar para a população e proporcionando a esse grupo de mulheres uma boa fonte de renda”, explica. Por serem feitos com ingredientes que a comunidade produz, os pães saem muito mais em conta e têm alto valor de mercado.

 

A economista doméstica Luciana Xavier, da Emater – Brazlândia, informou que o próximo passo é facilitar a comercialização dos pães no Empório Rural da cidade — um espaço da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), onde cinco associações de produtores já vendem hortaliças, frutas e artesanato rural, dentre outros. “”Não queremos que o grupo pare nesse ponto; a missão da Emater é fazer com que o produtor, no caso, o grupo de mulheres, tenha condições de vender sua produção”, apontou.

 

Estreia — As aulas aconteceram na nova cozinha do escritório da Emater-DF: a cozinha. Com pouco mais de 32m², o espaço será destinado não apenas a esse tipo de curso, mas também a outras atividades para o produtor atendido pela empresa na região. “Reuniões, palestras, cursos, tudo poderá acontecer aqui. É uma área multiuso, aberta para o nosso público”, informou Luciana.

 

O núcleo rural Betinho fica a cerca de 15km de Brazlândia e possui aproximadamente 200 famílias que recebem atendimento da Emater-DF. A comunidade produz diversos tipos de hortaliças e frutas.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br