Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/18 às 18h51 - Atualizado em 12/11/18 às 18h53

Oficinas de aproveitamento integral encerram semana de conscientização sobre desperdícios de alimentos

Consumidores que foram ao Ceasa fazer suas compras nesse sábado (10) puderam participar de oficinas de aproveitamento integral do alimento. A ação fez parte do encerramento da Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos 2018, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e diversas outras instituições.

 

Além da presença de ONG’s com iniciativas sobre o assunto e da dupla de chefes de cozinha – Double Chefs, que preparou uma paeja vegana com alimentos que seriam descartados na própria Ceasa, a Emater-DF apresentou dois pratos à base de abóbora, aproveitando desde a casca à semente do alimento: um cural e uma farofa. Os técnicos do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) Ana Paula Rosado e Flávio Bonesso ensinaram a receita aos consumidores presentes.

 

O casal Noemi e Antônio Domingos da Silva provou e aprovou os pratos preparados pela Emater-DF. Noemi conta que não tinha o costume de aproveitar integralmente a abóbora. “Vou tentar fazer a farofa em casa”, disse a consumidora. “Ficou muito boa”, completou. A técnica da Emater explicou que o Centrer leva essas orientações a seu público atendido. “Além do aproveitamento integral, promovemos também cursos de congelamento de alimentos e hortaliças minimamente processadas, que ajudam a conservar e aproveitar melhor os alimentos”, disse Ana Paula Rosado.

 

Além dessas iniciativas, a Emater-DF também leva aos produtores orientações que evitam o desperdício de alimentos, como as Boas Práticas Agrícolas. “Orientamos sobre fazer a colheita de forma correta e evitar perdas ainda no campo, sobre o manuseio durante a pós-colheita e higienização das folhosas para que durem mais, sobre a utilização dos restos para uso como adubo, ao invés de descartar no lixo, por exemplo”, explicou Letícia Martinez, coordenadora de segurança alimentar e nutricional da Emater-DF.

 

Durante a semana, foram apresentadas ações de sucesso pelo Brasil, que contribuem para a redução no desperdício de alimentos. O Sistema Agricultura do DF apresentou o selo de Boas Práticas Agrícolas, que certifica propriedades rurais produtoras de alimentos in natura, orientando na produção de alimentos seguros e na melhoria da qualidade sanitária do plantio. “É um programa de adesão voluntária e já temos 26 produtores certificados”, disse Lara Line da Seagri-DF, que explicou o funcionamento do programa durante o painel de debates.

 

No mundo, a estimativa é de que a cada ano se perde aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. Isso representa mais de 30% de toda produção mundial de alimentos para consumo humano. O objetivo da Semana, que aconteceu de 5 a 10 de novembro, foi conscientizar e fortalecer a ação de todos os setores da sociedade, desde os produtores agrícolas, passando pela indústria alimentícia, comércio e varejo, pesquisa e inovação, até os consumidores, para reduzir perdas e desperdícios de alimentos.

 

Técnicos preparam as receitas aproveitando todo o alimento

 

Público da Ceasa aprova as receitas 

 

Lara Line da Seagri-DF apresenta selo de Boas Práticas Agrícolas em painel no Ministério do Meio Ambiente

 

Diândria Daia 

Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br