Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/18 às 16h48 - Atualizado em 12/11/18 às 16h54

Oficinas apontam caminhos para a agroecologia

Quais são as melhores formas de incentivar a produção limpa e sustentável de alimentos no Distrito Federal e Entorno? Para responder a essa questão, a Câmara Intersetorial de Agricultura e Produção Orgânica (CAO-DF) realizou, nos dias 8 e 9 (quinta e sexta), uma série de Oficinas de Construção de Propostas para a Agroecologia e Produção Orgânica. O evento, que ocorreu nas dependências da Embrapa, Secretaria de Agricultura e na Casa do Cerrado, contou com a participação efetiva de representantes da Emater-DF.

 

Para o presidente da empresa, Roberto Carneiro, o resultado do trabalho foi “excepcional”. “A quantidade de temasdebatidos foi bem representativa e a maioria das sugestões tem possibilidade de ser realizada no Distrito Federal e Entorno”, observou. Roberto acrescentou que o planejamento da Emater-DF para os próximos anos está praticamente desenhado. “Os assuntos apresentados nas oficinas nos dão o norte para que possamos desempenhar nossa missão junto aos produtores e às instituições parceiras”, concluiu.

 

A coordenadora de Agroecologia e Produção Orgânica da Emater-DF, Roseli Garcia, apresentou o tema “Pagamentos por Serviços Ambientais”, tomando como referência o programa Produtor de Água. “A experiência bem-sucedida na região do rio Pipiripau pode servir de exemplo para o incentivo de práticas agrícolas mais sustentáveis”, resumiu.

 

 

Ao todo, foram seis oficinas. Além do trabalho coordenado pela Emater-DF, os outros temas abordados foram: comercialização, inovação, redução do uso de agrotóxicos, formação acadêmica e sistemas produtivos. Participaram dos trabalhos representantes da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), Embrapa, Instituto Federal de Brasília (IFB), Universidade de Brasília (UnB), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Ministério da Agricultura.

 

A CAO-DF está em funcionamento há aproximadamente três meses e é composta por representantes do poder público e de produtores rurais. De acordo com o presidente da câmara, o produtor Gilsérgio dos Santos Silva, o forum tem um longo caminho pela frente. “Já superamos muitos desafios e agora temos um espaço mais adequado para debater as questões fundamentais que vão proporcionar ao DF uma agricultura mais limpa e saudável”, vislumbrou.

 

Quem quiser conhecer melhor o trabalho e contribuir com novas propostas para pode enviar uma mensagem até o dia 20 de novembro (terça) para o email <bsbagroecologica@gmail.com> .

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br