Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/12/16 às 12h34 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Novos automóveis e equipamentos para a extensão rural

Na solenidade comemorativa ao Dia do Extensionista Rural, Emater recebe automóveis e novos equipamentos para o trabalho no campo

 

Na solenidade comemorativa ao Dia do Extensionista (6 dezembro), realizada nesta sexta-feria (9), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) recebeu 25 novos veículos para o trabalho no campo. São 22 carros, uma van de uso coletivo e dois escritórios móveis, que farão com que a empresa esteja cada vez mais próxima dos agricultores.

 

Os veículos foram adquiridos com verbas de emendas parlamentares, do executivo local e de convênio com o governo federal. Além dos automóveis, a Emater terá, em breve, netbooks, tablets e softwares para a gestão por resultados.

 

No Distrito Federal, são cerca de 200 extensionistas responsáveis por atender e orientar os agricultores no seu dia a dia. O trabalho desses profissionais foi destacado pelo governador Rodrigo Rollemberg como fundamental para o desenvolvimento do meio rural. “O meio rural tem capacidade de viver sem a cidade, mas a cidade não tem de viver sem o meio rural. E o meio rural no DF tem o papel estratégico no sentido de garantir qualidade de vida para as futuras gerações, de impedir o processo de urbanização desorganizada, de garantir água em quantidade e qualidade suficiente”, falou.

 

Convênios – Na ocasião, foram assinados dois convênios com o governo federal. O primeiro, com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no valor de R$ 800 mil, para que a Emater-DF amplie a assistência técnica aos médios produtores. O outro, com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, para a aquisição de outros 25 veículos e 25 netbooks.

 

“Estamos colocando nas mãos dos extensionistas ferramentas de trabalho que eles precisam para continuar fazendo com que a capital se inove do ponto de vista tecnológico e dos sistemas de produção agropecuária”, disse o presidente da Emater-DF, Argileu Martins da Silva. Segundo ele, já estão disponíveis R$ 200 mil de emenda parlamentar federal para capacitar os técnicos da empresa.

 

Já o secretário de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura (Mapa), José Dória, disse que esse é o 15º convênio assinado pelo Mapa, neste ano, na área de assistência técnica e extensão rural. “Cresci vendo o Extensionista na minha casa e penso o que seria da agricultura se não fosse o trabalho feito pela Emater ao longo dos anos. Estamos sempre abertos para dar total apoio”, disse.

 

O Secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, agradeceu aos extensionistas pela dedicação de cada dia e enfatizou que “a Emater potencializa e ajuda e a levar todas as políticas públicas, não só da agricultura, ao meio rural. Também há interação da Emater com as secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente, por exemplo, em diversas ações para o meio rural”.

 

O Secretário substituto da Secretaria de Agricultura Familiar, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Everton Ferreira, acredita que “a agricultura familiar é produtiva e tem muito a contribuir com o desenvolvimento do País. É impossível falar de políticas de desenvolvimento sem falar da extensão rural. Acreditamos no serviço público de assistência técnica e extensão rural e estamos trabalhando para que este serviço se fortaleça cada vez mais”.

 

Representando os empregados, o presidente da Associação de Servidores da Emater (Asser), Antônio Dantas, destacou que é importante sempre lembrar que o trabalho da Emater traz resultados positivos para a cidade. “Nosso trabalho não resulta só na qualidade de vida das famílias rurais, mas também nas da cidade. Tenho certeza que aqui no DF consumimos alimentos com menos agrotóxicos e mais saudáveis graças ao trabalho dos técnicos da empresa”, falou.

 

A cerimônia contou ainda com a apresentação da agricultora Manu Camile Gomes, do assentamento Pequeno William, com a música Emater minha flor.

 

O evento teve a participação ainda de parlamentares, que foram homenageados pela Emater, de trabalhadores da empresa, representantes do governo distrital e federal, além de representantes da FAO e de instituições de Ater de outros estados.

 

09.12 convenio

09.12 gov

09.12 gov2

09.12 gov3

09.12 manu_emater

09.12 homenagem_dep

09.12 jose_guilherme

09.12 unidade_movel_emater

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Fotos: Ascom Emater e Agência Brasília

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br