Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/03/20 às 15h25 - Atualizado em 13/03/20 às 15h30

Mulheres do PAD-DF aprendem mecânica de carros e participam de oficina de beleza

Em parceria com o Senac, a Emater proporcionou corte de cabelo e escova às mulheres da região

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o escritório da Emater-DF no PAD-DF, núcleo rural do Paranoá, tem realizado diversas atividades voltadas para o público feminino. De oficina da beleza a curso de mecânica para mulheres, as produtoras rurais da região não sossegaram nos últimos dias e têm adquirido aprendizado, momentos de reflexão, interação e também cuidados com o bem-estar pessoal e a beleza exterior.

 

Produtores aprendem a restaurar móveis em curso dado pela Emater

Empoderadas, mulheres aprendem a dirigir trator em curso ministrado pela Emater-DF

 

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que enviou os profissionais do órgão, a Emater-DF viabilizou às mulheres do PAD-DF uma manhã de cuidados pessoais com a beleza na última sexta-feira (6). Corte de cabelo e escova foram alguns dos procedimentos realizados por elas. Teve ainda uma terapia de grupo e sorteio de brindes como esmalte, brincos e itens de maquiagem.

 

Como o projeto teve boa adesão por parte das mulheres e algumas não foram atendidas, no próximo dia 29 de março será realizada uma nova rodada de cuidados com a beleza. 

 

No curso, as mulheres do PAD-DF aprenderam trocar pneu e pastilha de freio

 

Mecânica para mulheres

Também na região, foi realizado o primeiro curso de Mecânica de Carros para Mulheres. No encontro, elas aprenderam a trocar pneus e pastilhas de freio. A iniciativa, de acordo com a extensionista da Emater-DF Yokowama Odaguiri, teve o objetivo de empoderar as mulheres e fazer com que elas possam resolver problemas básicos em caso de necessidade na estrada.

 

“Muitas mulheres dirigem, mas não sabem trocar pneu. O fato de elas morarem em áreas rurais, com ausência de mecânicos e oficinas próximas, as tornam vulneráveis na estrada”, ressaltou Yoko. Segundo ela, o curso também foi voltado às mulheres que não sabem dirigir, para que elas possam ajudar os maridos ou companheiros com os imprevistos.

 

Diante da empolgação delas com o aprendizado, será realizado um segundo encontro de mecânica para carros, ainda em data a ser definida. Desta vez, homens da região também poderão participar. O público vai aprender como desmontar e montar um motor.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br