Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/15 às 10h44 - Atualizado em 29/10/18 às 11h24

Ministério avalia Brasil Sem Miséria no DF

 

O técnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Wesley Nogueira, começou a visitar famílias beneficiadas pelo programa Brasil Sem Miséria Rural no DF.

 

O programa federal é executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), que elabora e acompanha os projetos de inclusão produtiva das famílias. As visitas são acompanhadas pelos extensionistas rurais da Emater-DF e visam a aplicação de questionário junto às famílias.

 

O objetivo é avaliar aspectos socioeconômicos, geográficos e produtivos dos beneficiários antes e após o programa. Também é verificado o desenvolvimento do projeto e se as famílias tiveram capacitação e assistência técnica.

 

A visita começou na quarta-feira (27), no assentamento Pequeno William, em Planaltina. Na quinta (28), foi a vez do Três Conquistas, no Paranoá. A última avaliação será feita em São Sebastião, na terça-feira (2).

 

Brasil Sem Miséria

 

Mais de 500 projetos de inclusão produtiva, elaborados pela Emater-DF, têm gerado renda às famílias em situação de pobreza no meio rural. Avicultura e horticultura estão entre as principais atividades desenvolvidas pelas famílias atendidas pelo Brasil Sem Miséria na área rural do Distrito Federal.

 

Com recursos repassados pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social (MDS), cada família participante recebe um fomento de R$ 2.400,00, pago em três parcelas. Com esse valor, são comprados insumos e materiais conforme os projetos produtivos elaborados pelos técnicos da Emater e de acordo com perfil e aptidão de cada família.

 

Além de promover a segurança alimentar, a comercialização do excedente gera incremento da renda e facilita o acesso às demais políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como as de compras governamentais (Programa de Aquisição de Alimentos, Programa de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição da Produção da Agricultura).

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br