Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/19 às 14h55 - Atualizado em 21/02/19 às 9h08

Metodologia de acompanhamento de resultados da Emater-DF é elogiada pelo TCU

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) classificou como “exemplares” os sistemas de lançamento e acompanhamento de dados de produção agropecuária desenvolvidos pela Emater-DF. A informação consta em relatório de auditoria do TCU para avaliar a eficácia de políticas públicas adotadas por órgãos públicos.

 

O sistema de acompanhamento desenvolvido pela Emater-DF adota como indicadores a renda bruta dos produtores, empregos gerados, número de propriedades com práticas sustentáveis e outros indicadores sociais para avaliar a eficácia das ações adotadas no campo.

 

A metodologia inclui o planejamento anual das ações técnicas, um sistema online de lançamento de informações, o Ematerweb, e o acompanhamento das ações por meio do Painel de Resultados. O objetivo dessa metodologia é mostrar para a sociedade o resultado do trabalho da Emater-DF, e não apenas o esforço da empresa e seus técnicos na assistência aos produtores.

 

“A gente não mostra mais para a sociedade que fez mil atendimentos, a gente mostra que nosso trabalho naquele ano fez crescer em 5% o número de propriedades com práticas sustentáveis, por exemplo”, cita o analista de sistemas da Emater-DF Emerson Nascimento.

 

De acordo com o relatório do TCU, “experiências positivas como a da Emater-DF podem ser compartilhadas”. “Estamos à disposição para explicar às demais emateres como chegamos a essa experiência”, diz Nascimento. Ele destaca, no entanto, que o sistema deve ser implantado junto com uma mudança de processo organizacional das empresas de extensão rural.

 

“Começa com a visão estratégica da empresa, passa por uma definição de indicadores de resultado que a empresa quer e que enxerga que são importantes para ela”, explica. “Para outra Emater, o volume de crédito rural pode ser considerado um indicador importante”, exemplifica. “Por isso não é um pacote fechado, cada Emater tem que fazer a sua análise e desenhar o sistema de acordo com sua cultura, suas características locais”, afirma Nascimento.

 

 

Assessoria de Comunicação
Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br