Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/18 às 9h08 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Mercado favorável à banana

 

Emater-DF em Sobradinho realiza Dia de Campo para capacitar agricultores no cultivo da fruta

 

A Emater-DF realizou, na manhã desta quarta-feira (21), o Dia de Campo da Banana, no assentamento Contagem (região administrativa de Sobradinho II). O evento reuniu cerca de 90 agricultores da comunidade. Em cinco estações, os participantes puderam aprofundar os conhecimentos sobre técnicas de plantio, gestão da propriedade e comercialização desta fruta, que é a segunda mais consumida no país e tem um grande mercado consumidor em Brasília. A atividade foi organizada pela equipe do escritório da empresa em Sobradinho.

 

O produtor Fábio Luiz Valença, proprietário da chácara onde ocorreu o Dia de Campo, planta banana-prata há cerca de três anos. “Estamos cultivando a espécie ‘anã’, que tem mais aceitação no mercado”, explica o agricultor, que faz entregas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A meta, agora, é montar uma associação com os empreendedores da comunidade. “Juntos, poderemos ter mais acesso ao mercado.

 

A maioria da banana consumida em Brasília — uma estimativa de 200 toneladas por dia — vem da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. “A produção aqui ainda é pequena. Se conseguirmos incentivar o produtor a investir nessa atividade, o espaço para ele crescer é grande, o que vai aquecer a economia local e trazer mais renda e qualidade de vida para as famílias do campo”, explica o engenheiro agrônomo Marcelo Ruas, da Emater-DF em Sobradinho, que atende à chácara de Fábio.

 

Metodologia — O Dia de Campo é uma das metodologias mais tradicionais da extensão rural. Bastante didático e prático, o evento geralmente ocorre em uma propriedade que seja modelo de uma produção ou tecnologia específica. Na atividade dedicada à banana, foram cinco estações: implantação do cultivo da banana; irrigação; manejo de pragas; boas práticas agropecuárias; e comercialização e gestão da produção.

 

Durante o evento, houve degustação de pratos à base de banana, como doces, bolos e saborosos chips da fruta frita.

 

2102 dia_de_campo_banana_estao_1
Estação 1: implantação do cultivo (Cleber Mendes dos Santos)

 

2102 dia_de_campo_banana_estao_2
Estação 2: irrigação (Clarissa Campos)

 

2102 dia_de_campo_banana_estao_3

Estação 3: manejo de pragas (Marcelo Ruas)

 

2102 dia_de_campo_banana_estao_4
Estação 4: boas práticas agropecuárias (Eleutéria Pacheco)

 

2102 dia_de_campo_banana_estao_5
Estação 5: comercialização e gestão (Hélcio Henrique)

 

IMG-20180221-WA0012
Equipe do escritório da Emater-DF em Sobradinho

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br