Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/17 às 16h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Mercado da Agricultura Familiar completa dois anos

 

Estrutura se consolida como uma das boas opções de compras para o consumidor e melhoria de renda para o agricultor

 

Inaugurado em abril de 2015, o Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) completa dois anos de atividades com muito a comemorar. A estrutura, adminstrada pelo Sistema Público da Agricultura (Secretaria de Agricultura, Emater-DF e Ceasa-DF), abriga o Mercado da Agricultura Familiar (MAF) que funciona todos os sábados e conta com uma clientela fiel e crescente.

 

De acordo com o extensionista do Escritório de Comercialização da Emater-DF, José Nilton Lacerda, são 58 organizações de produtores cadastradas para comercializar no local, no entanto, 35 participam de fato. “São agricultores e agricultoras de núcleos rurais, comunidades e assentamentos não só do Distrito Federal como também do Entorno. No total, 80 produtores expõem todo sábado, o que beneficia pelo menos 500 famílias”, contabiliza.

 

O técnico da empresa estima que o comércio no MAF movimenta aproximadamente R$ 160 mil por mês. Para José Nilton, o mercado está consolidado, uma vez que a ideia inicial, de aproximar quem produz de quem consome, deu certo. “Essa proximidade ajuda o agricultor a planejar melhor sua atividade, já que precisa adaptar seu trabalho à demanda do cliente”, explica.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br