Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/16 às 9h49 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Memória resgatada

 

A Emater-DF, por meio do escritório no núcleo rural Tabatinga, promoveu, na tarde desta quarta-feira (1º), uma roda de prosa com cerca de 30 idosos da região. A atividade, que faz parte da programação da 27ª Semana do Produtor Rural, teve como objetivo resgatar a memória da comunidade e fortalecer os laços de integração e união entre as famílias do local.

 

Durante o evento, os participantes relembraram os primeiros anos vividos em Tabatinga. Até o início da década de 1980, a comunidade celebrava a Festa do Arroz — que era a principal cultura da região. Em 1985, foi criada a Associação Agropecuária de Tabatinga (Agrotab) e, quatro anos depois, surgia a Semana do Produtor, com o objetivo de comemorar a safra de grãos colhida todo ano no fim do período chuvoso, entre abril e maio.

 

O produtor Domingos Pulijz, primeiro presidente da Agrotab, relembrou que os primeiros anos da comunidade. “Quem conheceu o núcleo no há quarenta anos, não o reconhece hoje. A missa era rezada embaixo da árvore. Aos poucos, as melhorias foram chegando: posto policial, posto de saúde e o escritório da Emater”, recordou.

 

Segundo o produtor, até a década de 1970, mais de 80% da população do local era goiana. “Hoje, temos os gaúchos, capixabas, paranaenses, mineiros e vários outros”, acrescentou.

 

O gerente do escritório da Emater-DF em Tabatinga, Lucas Pacheco, explicou que a equipe pretende incorporar a roda de prosa nas atividades da Semana do Produtor. “Isso reforça os laços de amizade entre as famílias e melhora a qualidade de vida não só dos idosos mas de toda a comunidade”, avalia.

 

O núcleo rural Tabatinga está localizado na região administrativa de Planaltina e se caracteriza pela diversificação da produção agropecuária. Hortaliças, frutas, grãos, leite, frango, suínos e ovos são alguns dos principais produtos. A comunidade se destaca também por abrigar algumas das agroindústrias mais produtivas do Distrito Federal.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br