Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/16 às 10h59 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Megaleite realiza maior exposição de gado leiteiro

 

Foi aberta, na última terça-feira, 21, a Megaleite (13ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). O evento conta, sua programação, com as principais exposições das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey e Pardo-Suíço. No total, 1.400 animais participarão das competições da 13ª Megaleite.

 

Participaram da abertura oficial da exposição o vice-governador Antônio Andrade, deputados, o presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, lideranças rurais, criadores, dentre outros. Durante a solenidade a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, organizadora do evento, promoveu a entrega do Mérito Girolando e da Homenagem aos 20 anos de Oficialização do Girolando como raça leiteira pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foram feitas ainda homenagens a criadores e profissionais do setor, dentre eles o secretário de Agricultura de Minas Gerais João Cruz Reis Filho. Na sequência, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia de Minas Gerais realizou uma audiência pública sobre a pecuária leiteira.

 

Competições- A Megaleite também conta, em sua programação, com oito leilões, agendados para o período de 20 a 25 de junho. Já as competições de animais começaram no último dia 20, com as fêmeas disputando o torneio leiteiro. Na pista, os julgamentos ocorrem de hoje (22) a 26 de junho.

 

Visitantes estrangeiros- De olho na genética leiteira selecionada no Brasil, criadores de vários países devem participar da Megaleite. As delegações estrangeiras terão uma reunião com a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando nesta sexta-feira, 24, na Casa do Criador, para definir ações conjuntas para consolidação da raça na América Latina e em outros países. A Girolando já firmou termo de cooperação técnica com associações de criadores de diversos países na área de melhoramento genético e registro e outros acordos devem ser definidos ainda este ano.

 

Concurso Queijo- Produtores de queijo de sete regiões mineiras disputarão, amanhã, 23, o 9º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. O início dos julgamentos está marcado para as 14h durante a Megaleite 2016. O coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, Marcello Cembranelli, será um dos juízes de avaliação de qualidade dos queijos. Estarão concorrendo produtores das regiões Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. A competição será no estande do Governo de Minas, no interior do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). A solenidade de premiação dos vencedores acontecerá às 16h30 e contará com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, do presidente da EMATER-MG, Glenio Martins de Lima Mariano.

 

A programação da feira está disponível no http://www.girolando.com.br/megaleite/?programacao

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br