Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/15 às 10h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

MDA e entidades de Ater se reúnem para aperfeiçoar parcerias voltadas para políticas de agricultura familiar

 

A reunião técnica/operacional de Assistência Técnica e Extensão Rural proposta pela Secretaria Nacional de Agricultura Familiar, SAF, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, com o conjunto de Emateres do Brasil foi marcada pelo reconhecimento do secretário Onaur Ruano da importância do trabalho da rede pública de Ater do País. “Quero afirmar que sem a rede pública de Ater muito pouco das nossas políticas poderiam ser operacionalizadas na ponta, onde de fato as políticas públicas precisam chegar”, afirmou. A reunião, que contou com a presença dos presidentes e representantes de Emateres de todo o país, incluindo o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, foi realizada na sede do INCRA, 18° andar, em Brasília, na manhã desta quarta-feira,16.

 

Afirmando que esse momento inaugura uma nova relação do MDA com o conjunto das Emateres do Brasil, Ruano ressaltou que a relação cotidiana que institucionalmente tem com a Asbraer, na figura de Argileu Martins, também presidente da instituição, faz com que o conhecimento do trabalho dessa rede pública de Ater seja cada dia mais valorizado. “Aqueles que estão no Semi-Árido, sabem que o Garantia Safra não rodaria se não fosse a rede pública de Ater. É com essa parceria que estamos atendendo cerca de um milhão e 200 mil pessoas, que se desdobram em famílias e que nesses momentos mais difíceis de seca no Semi-Árido contam, efetivamente, com assistência técnica no sentido de qualificar a informação e fazer o atendimento que possa dar condição de vida aos agricultores familiares da região”, destacou o secretário.

 

Ele lembrou que a qualificação e a legitimação do agricultor familiar por meio da DAP não seriam possíveis se o MDA não tivesse um Cadastro de cinco milhões e 200 mil registros da agricultura familiar. “E isso se deve, majoritariamente, à ação da assistência técnica e extensão rural pública (Emateres). Vocês são responsáveis, em todo o Brasil, por mais de 70% de todo esse Cadastro. Se estou falando de 5.200 milhões de registros, significa que mais de 3,5 a 4 milhões desses registros só existem hoje – e permitem que cada agricultor familiar e cada família dessas acessem 16 políticas voltadas para a agricultura familiar -, porque lá na ponta a Emater está cuidando de qualificar, de trazer para dentro do Cadastro o agricultor familiar”, assegurou Ruano.

 

O presidente da Emater-DF agradeceu o reconhecimento público do trabalho realizado pelas Emateres e disse que a reunião acontece em um momento oportuno. “Estamos iniciando a safra agrícola no país, com o Plano Safra, recentemente, lançado; com uma agência, a Anater, com a indicação do seu presidente e, portanto, já com muitas inquietações a serem resolvidas. Reiteramos a parceria do MDA com as Emateres. Essa parceria existe e continuará existindo, até porque conhecendo o ministro Patrus Ananias sabemos que ele faz uma gestão republicana, o que permitirá que tenhamos a possibilidade de implementar o conjunto de políticas que hoje serão tratadas aqui”.

 

Ao finalizar sua fala, Argileu lembrou a necessidade de a rede pública de Ater estar organizada para, de uma vez por todas, estabelecer uma destinação para o conjunto de convênios existentes entre as empresas e o MDA. “Sabemos que é um instrumento que perdeu a possibilidade de financiar o serviço de Ater, pela dinâmica do próprio serviço, e a Asbraer está disposta a pactuar tempo, prazos e fazer a discussão dos recursos de investimentos e seu funcionamento para este ano, uma vez que foi anunciada a possibilidade de a Secretaria Nacional de Agricultura Familiar, por meio do Dater continuar a lançar chamadas públicas nesse momento.

Durante a reunião, Onaur Ruano anunciou a primeira reunião do Conselho de Administração da Anater para o dia 31 de agosto próximo.

 

Inovação

 

Aproveitando a presença dos representantes das Emateres, a Associação Brasileira de Entridades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) promoveu um almoço na Emater-DF para apresentar uma proposta de ação para a promover a inovação agropecuária. Para Argileu Martins, “temos que mostrar o que fazemos e sermos reconhecidos nacionalmente como protagonistas da inovação tecnológica no país”. Para divugar o trabalho realizado pelas instituições de Ater, foi apresentada uma proposta feita por um programa de televisão para veiculação de matérias produzidas pelas entidades.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br