Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/09/13 às 11h22 - Atualizado em 29/10/18 às 10h46

Máquinas são entregues para associação do Córrego da Onça

 

Mais de 50 famílias de produtores da Associação Comunitária do Núcleo Rural Córrego da Onça receberam, na sexta-feira (20), a última patrulha de mecanização agrícola da Emater-DF.

 

Os conjuntos, adquiridos por meio de recursos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), são compostos por um trator e mais seis implementos que auxiliam no preparo do solo para o plantio.

 

No núcleo rural, atendido pela unidade da Emater-DF em Vargem Bonita, a produção é diversificada. São grãos, frutas, mandioca e diversas outras hortaliças cultivadas em chácaras de aproximadamente dois hectares. O presidente da associação, Marcelo Pereira da Silva, fala que com as máquinas será possível que o Córrego da Onça mude a face de sua produção. “A mão-de-obra é escassa e pouco profissionalizada. Agora pretendemos direcionar nosso trabalho para determinados produtos e diversificar nossos canais de comercialização. Com o uso de máquinas nossa competitividade aumenta”, diz.

 

Na solenidade de entrega, a gerente da unidade local da Emater-DF, Desirée Duarte, aproveitou para apresentar aos participantes o perfil produtivo da região e as ações realizadas para melhoria da qualidade de vida local. “É importante aproveitar a presença de produtores de diferentes núcleos rurais para mostrar o que as comunidades vizinhas estão fazendo e estimular a troca de experiências”, disse.

 

O presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, ressaltou a importância das patrulhas para o trabalho rural. “São mais de 20 tratores entregues pela Emater e pela Secretaria de Agricultura que vão dar condições para aumentar ainda mais a produção, trazendo melhoria da qualidade de vida para os que vivem no campo”.

 

“Hoje, temos um governo comprometido com a área rural e que tem a compreensão da importância do campo para a qualidade de vida e o abastecimento de alimentos e de água para a cidade”, ressaltou o secretário de Agricultura Lúcio Valadão.

 

No início de outubro, o Senar vai capacitar 12 produtores em um curso intensivo de operador de máquinas.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br