Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/19 às 9h30 - Atualizado em 14/05/19 às 9h30

Maquete da Emater na AgroBrasília mostra áreas de reserva legal e degradadas e diferenças entre zonas rural e urbana

 

Agricultores que visitarem o circuito da Gestão Ambiental, no Espaço da Agricultura Familiar durante essa 12ª edição da AgroBrasília poderão visualizar em uma maquete locais de reserva legal, áreas degradadas, além das diferenças entre a zona urbana e a zona rural. As miniaturas são utilizadas para explicar sobre a gestão ambiental, incluindo questões como conservação do solo, da água e do meio ambiente.

 

O circuito contará com técnicos de plantão para sanar dúvidas e prestar informações aos visitantes e interessados sobre questões como licenciamento ambiental, dispensa e cadastro ambiental rural, entre outros. “O foco do circuito é orientar o produtor sobre como adequar a propriedade rural conforme a legislação ambiental”, afirma o gerente de Meio Ambiente da Emater-DF, Marcos de Lara Maia.

 

Licenciamento ambiental

Grande parte das atividades realizadas pela agricultura familiar está inclusa na lista de dispensa de licenciamento pelo órgão ambiental. Nesses casos, o agricultor deve obter a Declaração de Conformidade de Atividade Agropecuária (DCAA), documento que informa que essa atividade se enquadra como de reduzido potencial poluidor ou degradador.

 

“Lembrando que a DCAA não pode estar vinculada a uma área de supressão de vegetação e a atividade em questão não pode estar dentro de APP, nem de reserva legal”, afirma Lara. “Estaremos à disposição para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos”, conclui.

 

O Circuito da Gestão Ambiental estará aberto à visitação entre os dias 14 e 18 de maio, no Espaço da Agricultura Familiar, na AgroBrasília 2019.

 

Ascom Emater-DF

Diândria Daia

(61) 3311-9337

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br