Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/15 às 16h23 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Mais renda para o produtor de leite

 

O produtor rural Edvaldo Evaristo de Queiroz possui 15 vacas em sua propriedade, no assentamento Boa Vista, em Padre Bernardo (GO). Com elas, ele consegue tirar até 50 litros de leite por dia. Mas ele sabe que pode aumentar a produção: com a assistência técnica da Emater-DF, ele pretende triplicar o volume em menos de cinco anos. “Tenho aprendido muito nos cursos que a empresa oferece, além de ter acessado linhas de crédito para investir na chácara”, conta Edvaldo — um dos participantes do curso de Inseminação Artificial promovido pela Emater – Brazlândia desde terça-feira (17).

 

Segundo o médico veterinário Mario Paschoal, a inseminação permite melhorar a genética dos animais e, consequentemente, aumentar a produção. “Uma vaca melhorada tem uma vida útil maior, é mais resistente a doenças, pode procriar mais vezes e aproveita melhor a alimentação”, explica, acrescentando que o foco é o aspecto econômico do produtor. “Com animais assim, o pecuarista aumenta a produção de leite e, consequentemente, sua renda”, aponta Mario.

 

O curso faz parte do projeto de Melhoramento Genético para produção de matrizes leiteiras mestiças, em vigor na região de Brazlândia desde 1994. “Com essas orientações, temos ajudado a melhorar a produção de leite local. Isso aquece a economia da cidade, além de fixar o produtor no campo”, observa o veterinário.

 

E Edvaldo pretende continuar na atividade. Com ajuda da Emater-DF, ele acessou R$ 15 mil do Prospera — linha de crédito do GDF — e está prestes a conseguir R$ 25 mil do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), recursos do governo federal. “Com esse dinheiro, comprei mais quatro vacas e investi em cana de açúcar, que é a base da alimentação animal. Agora, pretendo aumentar meu plantel, formar a pastagem e melhorar a infraestrutura da propriedade”, planeja.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br