Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/19 às 11h31 - Atualizado em 13/12/19 às 10h50

Mais de 70 produtores aprendem técnicas para cultivar maçã, pera e uva

O coordenador de fruticultura da Emater-DF ensinou técnicas de cultivo de frutas de clima temperado

 

Aproximadamente 70 produtores e interessados no cultivo de maçã, pera e uvas finas para vinho participaramdo Dia Especial de Frutas de Clima Temperado promovido pela Emater-DF. Técnicas sobre o cultivo, condução, podas e as variedades adaptadas para a região foram alguns dos temas abordados durante o encontro, na última quarta-feira (4).

 

O coordenador de fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo,  explicou que frutas de clima temperado podem ser cultivadas no DF, que tem um clima tropical com solo de cerrado, desde que realizadas técnicas de produção e manejos adequados. Segundo ele, também é preciso atentar para o tipo de cultivar e a adaptação dela em outros climas.

 

“É preciso realizar o manejo do solo com adubo, calcário, colocar gesso e matéria orgânica. Se eu trago variedades adaptadas, mesmo que elas precisem de menos horas de frio, ainda assim vou ter que utilizar algumas técnicas para quebra de dormência. Vou precisar fazer poda, comprar alguns produtos e fazer raqueamento”, disse.

 

Felipe também falou que essas frutas costumam ser plantadas em regiões que possuem as quatro estações bem definidas. “Eu tenho na primavera o surgimento de flores, no verão a produção de frutos e a colheita, o outono que se caracteriza pela queda das folhas e o inverno que se caracteriza por um tempo de dormência dessas plantas. Esse frio que existe é extremamente importante para essas plantas, porque elas precisam disso para depois brotar, produzir novos ramos, flores e consequentemente frutos”, ressaltou.

 

Cultivo de maçã pelos técnicos da Emater-DF no Parque Ivaldo Cenci, no PAD-DF

 

O público foi dividido em dois grupos, um voltado para os cultivos de maçã e pera e outro para uvas finas para vinho. Para Francisco Miguel de Lucena, produtor na região da Chapadinha que esteve no evento, o dia especial o motivou a buscar aprendizado para aumentar a produção.

 

“Eu vim com objetivo de conhecer as técnicas e o manejo que possam nos animar no sentido de ampliar a produção de frutas. Nós também queremos trabalhar o sistema consorciado na medida em que a gente planta as frutas com outras frutas nativas do cerrado. É uma forma de a gente mesclar e atuar tanto na produção como na preservação ambiental do nosso bioma cerrado.”

 

O evento foi realizado no no Parque Ivaldo Cenci, no PAD-DF e contou com a presença do Superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, William Barbosa.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br