Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/16 às 11h08 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Mais de 15 km de canais de irrigação revitalizados neste ano

 

Mais de 15 quilômetros de canais de irrigação no Distrito Federal foram revitalizados em 2016 pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

 

A quantidade é quase duas vezes maior do que em todo o ano de 2015. As ações foram concentradas nos núcleos rurais de Tabatinga e Santos Dumont, em Planaltina, de Olaria, em Brazlândia, e nas zonas rurais de Vargem Bonita e do Riacho Fundo.

 

Essa ação faz parte do Plano de Manejo e Conservação da Água e do Solo em Áreas de Produção Rural, que é dividido em quatro eixos: água, solo, regularização ambiental e ações transversais. No primeiro, o objetivo é conscientizar a população rural da importância do uso racional da água e da segurança hídrica – esta, com temas como a revitalização de canais de irrigação, a construção de reservatórios e o tratamento de dejetos.

 

Em 2015, 8,6 quilômetros de canais foram revitalizados. Neste ano, o trabalho conta com 15,35 quilômetros. “Os canais evitam as perdas de água, a infiltração, o pisoteio de animais e a contaminação química e biológica. Além disso, melhoram a distribuição da água entre os usuários”, afirma o diretor de Infraestrutura Rural e Serviços da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Voltaire.

 

Agência Brasília
www.agenciabrasilia.df.gov.br 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br