Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/17 às 9h46 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Maior cooperativa de hortaliças do DF receberá apoio na gestão

 

Nesta quarta-feira (27) a Emater-DF assinou termo de cooperação com a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) para os programas Empreender e Inovar e Associar e Cooperar

 

A Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) é a principal cooperativa de hortaliças do Distrito Federal e referência para outros estados e países. Criada em 2001, conta com pouco mais de 290 produtores cooperados — dos quais 60% são familiares. Atualmente, a entidade comercializa cerca de 500 toneladas por mês de pouco mais de 40 produtos diferentes que abastecem médias e grandes redes de supermercados do DF. O faturamento anual é de aproximadamente R$ 14 milhões.

 

Desde o início, a cooperativa contou com o apoio da Emater-DF, que por meio do escritório no núcleo rural Taquara (Planaltina-DF), ofereceu capacitação, treinamento, orientação e assistência técnica aos produtores. Agora, a Cootaquara contará com assistência gerencial da Emater por meio dos programas Empreender e Inovar e Associar e Cooperar, com a assinatura de um termo de cooperação realizada nesta quarta-feira (27).

 

Segundo o gerente de Desenvolvimento Econômico da Emater, Igor Natividade, a demanda veio da própria cooperativa, que demonstra o interesse em se profissionalizar cada vez mais. A cooperativa será atendida por uma equipe multidisciplinar da Emater-DF, que inclui, além dos extensionistas, um contador e uma administradora de empresas.

 

“Durante um ano o Empreender e Inovar trabalhará com três fases. Na primeira é realizado um Diagnóstico, que descreve a situação atual do empreendimento, com seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. A partir disso, iniciamos a segunda fase, que é o Plano de Gestão, onde traçamos, juntamente com o empreendedor, metas de curto, médio e longo prazo, e os auxiliamos a atingir as metas nos prazos estipulados. A terceira fase é o acompanhamento, onde ajudamos a cooperativa a corrigir possíveis erros ou iniciar novas metas”, explica Igor.

 

Em relação ao Associar e Cooperar, o extensionista da Emater, Carlos Banci, ficará responsável por trabalhar a organização social da cooperativa. “É um trabalho que visa ao fortalecimento da Cootaquara e da região, já que essa entidade tem importante papel para o desenvolvimento local e dos produtores”, explica Banci – que também atuará de forma integrada com o Empreender e Inovar, fazendo o levantamento e acompanhamento de informações.

 

Empreender e Inovar

 

Lançado pela Emater-DF em fevereiro de 2016, o programa Empreender e Inovar tem auxiliado diversos empreendimentos rurais no Distrito Federal a desenvolver melhor a gestão do negócio. São produtores, agroindústrias, associações e cooperativas gerenciando positivamente aspectos contábeis, administrativos, financeiros e outros.

 

2709 empreendercootaquara

IMG 2907_empreenderCootaquara

IMG Cootaquaraempreender2

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br