Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/13 às 14h37 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Jovens rurais se mobilizam pela comunidade

 

Cidadania, direitos e deveres, políticas públicas para a juventude e outros temas são debatidos por estudantes do Centro Educacional Várzeas, em Tabatinga (região administrativa de Planaltina). O grupo é coordenado pelo escritório da Emater-DF no local e se reuniu pela segunda vez no ano nesta quinta-feira (27).

 

Na ocasião, a extensionista Maria José de Matos debateu com os adolescentes sobre os protestos que têm sacudido o país e qual a posição do jovem rural diante da situação. “Nossa intenção é estimular o debate e fazer com que eles construam propostas para a comunidade, valorizando a participação deles no processo de cidadania”, explicou Maria José.

 

Os jovens deverão se reunir outras vezes para construir ações que possam melhorar a qualidade de vida no campo. O trabalho é realizado em parceria com a escola. Em 2013, os adolescentes ajudaram a plantar as flores que enfeitam a praça do núcleo rural e sempre participam da Semana do Produtor Rural — evento que acontece todo ano em Tabatinga.

 

O estudante Marcelo Araújo Carvalho, de 17 anos, entende que a troca de informações é um dos pontos fortes do grupo. “Cada um de nós tem um jeito diferente de ver a vida e compartilhar isso entre nós enriquece a nossa cultura”, observou o rapaz. Para Ingrid de Sousa Wagner, de 16 anos — que participa da atividade desde o ano passado —, a integração com seus pares foi vantajosa. “Eu era muito tímida, e hoje consigo me expressar melhor, organizar e expôr minhas ideias para contribuir com o grupo”, disse. Sua colega, Tamires Guandalin, de 17 anos, também aposta na participação. “Estamos construindo nosso futuro a partir da nossa comunidade”, resumiu.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br