Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/04/16 às 14h41 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Integrante da Frente Parlamentar de ATER visita propriedades do DF

 

As boas práticas de duas propriedades assistidas pela Emater-DF, que trabalham com gado jersey holando (leiteiro), chamaram a atenção do integrante da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da Câmara Federal, o deputado Luiz Cláudio (PR/RO).

 

Na manhã desta quinta-feira, uma equipe de técnicos da Empresa, acompanhou o parlamentar numa visita às propriedades do agricultor familiar Ademir Xavier e do produtor rural Dr. Francisco, em Rio Preto.

 

O nível de assistência técnica dos extensionistas da Emater-DF impressionou o visitante, que avaliou como destaque o fato de a Emater-DF ter um extensionista para cada 50 produtores. “É uma proporção que faz toda a diferença, permitindo que o atendimento seja de qualidade. Em Rondônia, temos uma proporção de um técnico para cada 120 produtores rurais”, assinalou.

 

Para Luiz Claúdio, o modelo de produção e de gestão da Emater-DF também foram destaques. “Vi planilhas de custos para aferir a rentabilidade dos produtores, a forma como é feito o crédito rural, o melhoramento genético e a forma como é feita a assistência técnica”, observou, avaliando que há um gargalo, em toda a extensão rural do país que é um dos grandes desafios a serem enfrentados. “Vamos ter de lidar com um gargalo que é a sucessão da agricultura familiar. Os filhos dos agricultores não querem dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos pais. Toda a extensão brasileira tem de se unir para aplicar uma metodologia para que essa sucessão aconteça”, lembrando a importância do setor para seu estado, que é hoje o sétimo maio produtor de leite do Brasil.

 

“A agricultura é muito dinâmica e cada estado tem suas experiências que resultam em boas práticas. O que queremos é promover essa troca. O que vi aqui no Distrito Federal vai nos ajudar na formulação das políticas públicas que precisamos para darmos um salto no que se refere ao setor leiteiro”, finalizou o parlamentar.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br