Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/05/16 às 14h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Inovações tecnológicas e energias renováveis serão destaques do Evaf

 

O Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), na AgroBrasília 2016, receberá cerca de quatro mil visitantes que vão conhecer tecnologias de baixo custo e inovações tecnológicas em 13 circuitos temáticos. O evento acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no km 5 da BR-251, no sentido Brasília—Unaí.

 

O espaço é realizado e mantido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), com apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

 

Segundo o coordenador do espaço, o extensionista da Emater Névio Guimarães, as inovações tecnológicas contribuem para melhorar e facilitar o trabalho no campo, com adaptação e melhoramento de equipamentos, ferramentas e utensílios, por exemplo. “Em cada tema apresentado haverá pelo menos duas inovações”, conta.

Outra novidade é um espaço exclusivo para energias renováveis. “Neste ano, temos o tema Energias Renováveis como uma das novidades do espaço. O produtor poderá conhecer e obter mais informações sobre alternativas limpas para uso nas propriedades como a energia solar, eólica, biodiesel e biogás”. No dia 10 (terça-feira), haverá um seminário exclusivo sobre o tema, no auditório Buriti.

 

Exposição e venda de artesanato e produtos agroindustriais, palestras e oficinas também fazem parte da programação do espaço. No auditório do Evaf haverá oficinas de caldo verde com taioba, de arte e terapia para mulheres, de macarrão com Ora-pro-nobis, entre outros.

 

Conheça os circuitos do Evaf 2016:

 

1)  Agroecologia – Vai apresentar tecnologias agroecológicas em área agroflorestal, com integração da criação de pequenos animais e produção de frutas e hortaliças orgânicas.

 

2)  Fruticultura – Essa área inova com plantio de pitaya e apresenta a técnica de cultivo consorciado de banana, café e pupunha.

 

3) Horticultura – Serão apresentadas tecnologias de cultivo em túnel e em telado e novas variedades e híbridos de tomate, pimentão, alface, repolho, jiló e berinjela.

 

4) Floricultura – Os visitantes poderão conferir técnicas de cultivo de flores de corte, com baixo custo, bem como novas opções de plantas para forrações em pequenos espaços.

 

5) Qualidade e Sabor e Organizações Sociais – É um circuito dedicado às atividades alternativas de geração de renda para as famílias rurais. Produtos provenientes do artesanato e agroindústria são expostos e comercializados no local, que também conta com um espaço para informações sobre linhas de crédito rural.

 

6) Saneamento ambiental – O saneamento básico é um dos fatores determinantes e condicionantes da promoção da saúde. Nesse espaço, os visitantes terão informações sobre as vantagens e como implantar a fossa verde (evapotranspiração).

 

7) Apicultura – Em ávido crescimento na região, o segmento da apicultura ganha destaque e demonstra as principais técnicas de produção de mel, própolis, geleia real e cera. Serão apresentadas também alternativas de confecção de cavaletes e de manejo da atividade.

 

8) Energias renováveis – O uso de energias renováveis na agricultura permite redução de emissão de gases de efeito de estufa, aumento da diversidade da oferta energética, diminuição de custos, aumento da autossuficiência e diminuição da susceptibilidade ao aumento do preço da energia elétrica. Esses são os principais motivos para que o tema virasse um circuito de destaque no Evaf, que apresentará a energia solar, eólica e de biomassa aos visitantes.

 

9) Gestão ambiental – Neste circuito, técnicos da Emater darão informações sobre o novo Código Florestal Brasileiro e sobre recuperação ambiental das propriedades.

 

10) Avicultura – Nessa rota, serão apresentadas instalações rústicas para aves, informações para incentivo à criação de codornas e técnica de formulação de ração caseira.

 

11) Piscicultura – Neste ano, serão apresentadas técnicas de destinação de resíduos de efluentes e construções alternativas de tanques de baixo custo.

 

12) Bovinocultura – A produção de leite a pasto e técnicas de recuperação de pastagens são os destaques desse espaço.

 

13)  Máquinas agrícolas – Máquinas e equipamentos adaptados para a agricultura familiar estarão expostos nessa rota.

 

Confira a programação do auditório da Evaf:

 

 

Manhã – 10h

Tarde – 13h30

Terça-feira (10/05) Palestra sobre benefícios sociais Oficina de macarrão com Ora-pro-nobis
Quarta-feira (11/05) Reunião técnica sobre Pró-Rural/ICMS – Secretaria de Fazenda Expedição Safra Brasília – Apresentação de resultados
Quinta-feira

(12/05)

Oficina de caldo verde com taioba Painel sobre Inclusão Social e Produtiva do jovem rural
Sexta-feira

(13/05)

Oficina de arte e terapia para mulheres Oficina de tapioca nutritiva
Sábado

(14/05)

Oficina de caldo de cará do ar  

 

Serviço

Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf)  – AgroBrasília 2016

Data: 10 a 14 de maio (terça-feira a sábado)

Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no km 5 da BR-251, no sentido Brasília—Unaí.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br