Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/16 às 9h01 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Inovação para reduzir custos

 

Um dos destaques do Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), na AgroBrasília foi o pulverizador eletroestático, apresentado no Circuito da Horticultura. O aparelho, utilizado para aplicar insumos naturais ou químicos na lavoura, traz vantagens em relação aos pulverizadores manuais e elétricos: economiza tempo, mão-de-obra, custos e a calda (água + produto) aplicada.

 

De acordo com o engenheiro florestal Juliano Silva, da Emater-DF, o aparelho foi desenvolvido por uma empresa privada, com consultoria da Embrapa. “Ficaremos com dois pulverizadores, que serão cedidos à Emater em regime de comodato, para demonstrar aos agricultores essa inovação tecnológica”, explicou.

 

O equipamento “energiza” a calda, de forma que o produto é atraído para a planta e depositado no local preciso. “É como se a planta fosse uma geladeira e a calda fosse um ímã”, compara Juliano. Dessa forma, não há perda do defensivo no solo e a economia é significativa. O aparelho funciona a bateria, com uma autonomia de aproximadamente seis horas.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br