Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/19 às 16h03 - Atualizado em 12/11/19 às 14h31

IFB em Planaltina dá início à última turma do Filhos deste Solo, da Emater-DF

Diretor-executivo da Emater-DF, Antonio Dantas, fala aos estudantes

 

Foi aberta, nesta segunda-feira (11), a última turma do curso de empreendedorismo do programa Filhos deste Solo, no campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB). A turma conta com 19 jovens que terão 40 horas de formação até o dia 22 de novembro.

 

Os próximos passos da ação, que visa incentivar a permanência dos jovens na área rural, será a orientação dos projetos produtivos desenhados pelos próprios alunos. “Já começou a incubação dos projetos produtivos desde a primeira turma”, explica a assessora da direção responsável pelo projeto, Adriana Dutra.

 

Segundo a assessora, vários desses projetos elaborados pelos alunos se destacam como potenciais de sucesso. “Dentre eles temos tanto projetos de hidroponia com morango, alface, produção em estufas, plantas ornamentais, produção de mudas do cerrado, até granjas e congelados”, diz Adriana.

 

“Embora a maioria dos projetos seja voltada para a parte de plantio, existem também outras possibilidades de atividades de prestação de serviços para a comunidade, como proposta de higienização de maquinário para a  lavoura, salão de beleza itinerante, biblioteca itinerante. Esses são também exemplos de ideias que surgiram”, conta a assessora.

 

Alunos participam da abertura da turma no Instituto Federal de Brasília (IFB), em Planaltina

 

Para o diretor-executivo da Emater-DF, Antonio Dantas, esse incentivo à juventude rural é uma das maneiras de garantir a produção de alimentos na nossa região. “Investir nos jovens rurais é investir no futuro da área rural do Distrito Federal, o que não só nos garante oferta de alimentos e melhores preços, mas também qualidade de vida para a futura geração”, afirmou o diretor.

 

Programa Filhos deste Solo

Realizado pela Emater-DF, o programa de empreendedorismo rural Filhos deste Solo já beneficiou, contando com a última turma de novembro, cerca de 200 alunos com o curso gratuito de 40 horas.

 

O curso é gratuito, tem 200 vagas divididas em dez turmas de 20 alunos cada. Para participar, o interessado deve ter entre 16 e 29 anos e estar ligado de alguma forma a uma propriedade rural – ser proprietário, agricultor, filho de agricultor ou funcionário de empresa ou propriedade rural (veja aqui como se inscrever no programa).

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br