Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/17 às 11h08 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Horta melhora ambiente em unidade de saúde

 

Ao completar 48 anos, Centro de Orientação Médico Psicopedagógico comemora parceria com a Emater-DF para adotar práticas alimentares mais saudáveis

 

Um espaço agradável, confortável, de contato com a natureza e com a produção de alimentos seguros e sadios: assim é a horta do Centro de Orientação Médico Psicopedagógica (COMPP), unidade que atende a crianças e adolescentes com transtornos mentais. O cultivo começou em 2016 e conta com o apoio da Emater-DF e da Novacap. O centro, vinculado à Secretaria de Saúde e localizado na Asa Norte, comemorou, nesta quarta-feira (25), 48 anos de serviços prestados à comunidade do Distrito Federal e Entorno. Para celebrar a data, a direção da unidade realizou uma festa para as crianças com apresentações musicais, brincadeiras, pastel e algodão doce.

 

De acordo com a chefe do Núcleo de Oficinas Terapêuticas do COMPP, Carmelita Rodrigues, a parceria com a Emater-DF foi importante para que a horta se tornasse mais produtiva. “Com esse apoio, conseguimos instalar um sistema de irrigação por gotejamento, que é bem mais econômico, além de adotarmos técnicas e práticas mais eficientes”, explica. Carmelita mostra, entusiasmada, um grande pé de moringa oleífera, uma planta de alto valor nutricional que ela usa para moer as folhas e temperar chás e alimentos.

 

Já a diretora-geral do COMPP, a neuropediatra Simone Guimarães, ressalta que os servidores da unidade também se beneficiam do espaço. “Nossos colegas visitam a horta para meditar e descansar durante os intervalos. Isso proporciona bem-estar e melhora o ambiente de trabalho. Todos ganham, inclusive os pacientes”, observa. Simone acrescentou que a direção da unidade aproveitou a festa para homenagear os servidores efetivos e os que se aposentaram recentemente.

 

O técnico agrícola Zilçon Vinhal, do Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF, destaca que a empresa cumpre seu papel ao apoiar o trabalho realizado no COMPP. “O aproveitamento desse espaço é uma oportunidade de oferecer à comunidade um ambiente de convivência e produção limpa de alimentos”, destaca. Zilçon ajudou a implantar a horta e sempre que necessário, presta assistência aos servidores do local.

 

Desde 1969, o COMPP conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais para atender a crianças, adolescentes e suas famílias. Em média, são cerca de quatro mil atendimentos por mês. Segundo a psicóloga Carmelita Rodrigues, a horta tem contribuído muito positivamente para uma melhor eficácia no tratamento com os pequenos. “Tratar as pessoas em sua saúde física, mental, espiritual e emocional: este é o mundo que queremos”, finaliza.

 

2510 horta_compp_6

2510 horta_compp_3

2510 horta_compp

2510 festa_crianas_compp

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br