Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/16 às 14h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Grupo de produtores recebe cadastro para comercialização de orgânicos

 

Produtores familiares do Assentamento 15 de Agosto, em São Sebastião, vão receber, nesta terça-feira (12), a declaração de Organização de Controle Social (OCS), um reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) às práticas orgânicas aplicadas durante todo o processo de produção de 17 agricultores do grupo.

 

Há um ano, a unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) em São Sebastião tem trabalhado com os produtores para a transição do sistema de produção convencional para o orgânico. Além da assistência técnica contínua na comunidade, foram realizados cursos, oficinas e excursões sobre o tema.

 

De acordo com o gerente da Emater em São Sebastião, Ivan Marques de Castro, “por meio da OCS os produtores têm a oportunidade de comercializar para o varejo e de participar de programas de compras institucionais, além de outras políticas públicas”.

 

 OCS

 

A Organização de Controle Social (OCS) é um sistema participativo de garantia e controle social para a venda direta ao consumidor. O papel da Organização de Controle Social é orientar de forma correta os agricultores que fazem parte dela.

 

Para que cumpra bem o seu objetivo, OCS deve ser ativa e ter seu próprio controle, além de garantir que os produtores assegurem o direito de visita pelos consumidores, assim como o órgão fiscalizador, às suas unidades de produção.

 

 Serviço

Entrega de declaração de Organização de Controle Social (OCS)

Local: Assentamento 15 de Agosto – São Sebastião/DF

Horário: 9h

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br