Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/19 às 17h24 - Atualizado em 21/08/19 às 9h19

Governo e produtores buscam soluções para demandas de assentamento

 

A presidente da Emater, Denise Fonseca, e o vice governador, Paco Britto (à dir.), em visita à chácara

 

Cerca de 50 produtores do Assentamento 15 de Agosto se reuniram neste sábado (17), no núcleo rural Capão Comprido, em São Sebastião, com o vice-governador, Paco Britto, com a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e com o secretário de Agricultura, Dilson Resende, para buscar soluções referentes à comercialização e ao desenvolvimento do assentamento, que possui 482 hectares e várias propriedades orgânicas com declaração de Organização de Controle Social (OCS).

 

Os produtores se manifestaram sobre a regularização da área, a dificuldade de acesso ao crédito rural e sobre o aumento das cotas dos programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

O vice-governador Paco Britto disse que o governo fará o que tiver a seu alcance para atender as demandas. “Vamos fazer a articulação necessária para que entraves sejam solucionados, dentro do que for possível. A produção da agricultura familiar é muito importante e deve ter espaço de comercialização”, falou.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressaltou a importância dos programas de compras institucionais e disse que a empresa está articulando emendas parlamentares para aumentar a cota dos programas. “Os programas de compras permitem a compra direta pelo Governo do Distrito Federal de alimentos e produtos artesanais de agricultores familiares e suas organizações sociais do setor agrícola e é um grande gerador de empregos e de renda”, explicou.

 

O secretário Dilson Resende destacou o trabalho diferencial desses pequenos produtores rurais e sugeriu que a associação dos produtores participassem do programa Mais Gestão, coordenado pela Emater-DF, e que estudassem a criação de uma cooperativa. “A melhor forma de escoar a produção é por meio de cooperativa, que incluiria não apenas produtores do assentamento 15 de Agosto, mas de outros próximos.”

 

A unidade da Emater-DF em São Sebastião acompanha o assentamento desde sua criação, realiza o planejamento da produção, promove a capacitação dos produtores em diferentes temas e auxilia os assentados no acesso a políticas públicas voltadas ao meio rural.

 

Comercialização

 

Na opinião do proprietário da chácara, de quase cinco hectares, Josimar Pereira, 33 anos, o encontro fortaleceu o setor. No terreno de sua propriedade são plantados vegetais e hortaliças como tomate, pimentão, beterraba, couve, brócolis, entre outros. A renda mensal, “quando é boa”, segundo ele, é de R$ 5 mil.

 

Líder do grupo atendido neste sábado pelo vice-governador, Josimar conta que, entre as necessidades mais urgentes, dois pedidos são fundamentais para as melhorias do setor. “Nós pedimos o aumento da cota do PAA, pois, atualmente, é pouco, de R$ 6.500, por ano. O governo nos disse que vai rever para tentar aumentar esse valor”, informou. “O outro pedido é que o governo compre mais produtos do pequeno produtor, pois hoje as empresas grandes são favorecidas”, completou Josimar, acrescentando que o governo sinalizou que irá abrir mais restaurantes comunitários para esse fim.

 

Ao final, os presentes, junto aos agricultores familiares associados Liberdade do Assentamento 15 de Agosto (Afal), cantaram parabéns, com mesa repleta de bolos e doces, pelo oitavo aniversário do assentamento. Também foram distribuídas cestas contendo produtos orgânicos dos produtores locais.

 

* Com informações da Agência Brasília

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br