Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/13 às 11h35 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Governo e produtores prestigiam aniversário da Emater

 

Com 35 anos de atuação, a Emater se destaca cada vez mais como instituição essencial para o desenvolvimento rural. Nessa sexta-feira (12), representantes do governo e de produtores rurais participaram da solenidade comemorativa, que contou com a participação do governador Agnelo Queiroz.

 

Na solenidade, foram premiadas as melhores equipes de extensionistas e de administrativos do ano e homenageados os empregados que aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV). O resultado do concurso do melhor Queijo Candango foi outro momento muito aguardado. Foram anunciados vencedores o laticínio Kapra, na categoria do leite de cabra, e o São Lucas, na categoria leite de vaca. Agora, o processo utilizado por eles servirá de padrão para que os demais participantes fabriquem o queijo, que teve a receita elaborada pela Emater-DF.

 

Outro importante ato realizado foi a entrega, pelo governador Agnelo, de sete conjuntos de maquinários agrícolas a seis associações e uma cooperativa. As máquinas foram adquiridas por meio de convênio com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), do Ministério da Integração Nacional. A seleção das organizações foi feita por meio de edital lançado pela Emater e contribuirá para o desenvolvimento da produção.

 

Valorização

O governador também assinou o Acordo Coletivo 2013/2015 da Emater e autorizou a contratação de 21 servidores concursados, entre médicos veterinários, engenheiros agrônomos, economistas domésticas, técnicos especializados, assistentes administrativos e nutricionistas. A Secretaria de Agricultura também teve 40 novos servidores incorporados ao seu quadro, entre arquitetos, médicos veterinários, agentes administrativos, técnicos em agropecuária e técnicos em contabilidade.

 

Para o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, é devido ao trabalho de cada funcionário que a empresa se torna referência no desenvolvimento rural. “Graças às mãos desses homens e mulheres que as políticas públicas federais e do Distrito Federal chegam ao campo. Se o produtor tem dúvidas quanto a aposentadoria, procura a Emater, se tem dúvidas sobre matrículas nas escolas, procura a Emater. A empresa é a referência para a população rural”, falou.

 

O presidente da Associação dos Servidores da Emater (Asser), Ecarlos Carneiro, destacou que falar de Emater é falar de orgulho. “Somos uma empresa reconhecida internaiconalmente pelo trabalho desenvolvido”, disse.

 

O Secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, ressaltou o trabalho articulado do governo com as três instituições do Sistema Agricultura (Emater, Seagri e Ceasa). “O trabalho é articulado, mas respeitando as características de cada uma. Pouco adianta uma Emater se não for possível que os produtores acessem ao mercado, daí vem a articulação com a Ceasa. Hoje, a Defesa Agropecuária atua de forma orientadora junto aos agricultores em parceria com a Emater”, explicou. Lúcio também parabenizou aos empregados pela responsabilidade e compromisso em todos os setores.

 

“Não é toda empresa que completa 35 anos com a credibilidade, carinho e responsabilidade como a Emater. Sabemos da força dessa empresa e de como ela é importante para o desenvolvimento do meio rural e para o abastecimento da cidade”, disse o governador Agnelo Queiroz.

 

Presenças

Participaram da solenidade a primeira dama Ilza Queiroz, o secretário de Administração Wilmar Lacerda, os deputados Joe Valle, Rôney Nemer e Wasny de Roure, o Superintendente de Fiscalização Agropecuária Nilo Cerqueira, vice-presidente nacional do Incra, Érika Galvani Borges e o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado.

 

Também prestigiaram o evento representantes da Asbraer, de secretarias, de ministérios, dos conselhos de desenvolvimento rural, de associações, federações e de diversas outras instituições parceiras.

 

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br