Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/19 às 13h45 - Atualizado em 20/09/19 às 13h45

Governador autoriza pavimentação na DF-285; obra beneficia produtores que abastecem o DF

 

Obra começou nesta sexta-feira (20), após autorização do governador Ibaneis Rocha

 

Começou nesta sexta-feira (20), a obra de pavimentação de um trecho no final da DF-285 até o entroncamento com a DF-100. Localizada no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), a obra tem extensão de 10,5 quilômetros da rodovia. O local, que tem grande fluxo de caminhões, vai ganhar asfalto em duas faixas de rolamento, acostamento e ciclovia. 

 

Além do fim da poeira na época de seca e da lama no período de chuva, a obra irá beneficiar principalmente os produtores de toda a região com o escoamento de produção agrícola na área do PAD-DF e Unaí (MG) – e nas cidades circunvizinhas de Cabeceira Grande (uma das maiores do Brasil, considerando a produção por hectare), Buriti de Minas e Palmital.

 

Revestimento em canal do Capão Comprido evita perda de 50% da água em zona rural de Brazlândia

Mutirão da Emater, Seagri e produtores leva água a comunidade do Rio Preto

 

O asfalto também vai trazer impacto na economia do produtor que, atualmente, acaba gastando mais com combustíveis, manutenção de caminhões, tempo de rodagem e conservação dos hortifrutos que se estragam com o transporte em estradas de má qualidade. 

 

Governador esteve no local e autorizou DER, na tarde de ontem (19), a iniciar as obras

 

Na tarde de ontem  (quinta-feira, 19), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, esteve no local, ouviu a demanda dos moradores e produtores da região e assinou uma ordem de serviço para que o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) começasse já nesta sexta-feira (20) a obra. Durante a solenidade, que foi realizada no local, as máquinas já estavam prontas para entrarem em ação.

 

“Tenho convicção de que apoiando o homem do campo nós vamos desenvolver o Distrito Federal”, declarou Ibaneis durante solenidade de assinatura da permissão para o início das obras. O valor estimado da obra é de R$ 16.292.644,05 milhões com prazo de conclusão de 180 dias. O Consórcio NG-Sigma, empresa vencedora da licitação, será a responsável pela execução.

 

Lamarão e Jardim 2

Atendendo a pedido dos moradores e produtores da região, Ibaneis, durante a solenidade, anunciou a autorização para o asfaltamento de 4,9 quilômetros da Vicinal 441, estrada de terra que chega à Colônia Agrícola Lamarão e outros 3,9 km do trecho que liga DF-100 ao Núcleo Rural Jardim 2. Os projetos estão prontos e os recursos serão provenientes de emendas parlamentares da Câmara Legislativa do DF. 

 

*Com informações da Agência Brasília

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br