Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/18 às 9h12 - Atualizado em 4/07/18 às 14h58

Gestão Rural

 

Programa Empreender e Inovar

 

O programa Empreender e Inovar do Sistema Agricultura do Distrito Federal surgiu da necessidade de assistir e fomentar estrutura de apoio gerencial às entidades rurais quer sejam coletivas ou individuais, num espaço multifuncional, capaz de dar suporte às atividades destas entidades. A demanda por este serviço está identificada no cotidiano da assistência técnica e extensão rural, desenvolvida pela Emater-DF.

 

O programa permite mais eficiência e eficácia do conjunto das atividades agropecuárias e não agropecuárias do DF e Ride.

 

O programa Empreender e Inovar tem como objetivos:

 

  • Maximizar os fatores de produção, capital e trabalho;
  • Geração, ampliação e apropriação de renda e trabalho;
  • Formar empreendedores rurais em gestão e estratégias de negócios;
  • Promover melhorias de processos gerenciais e de produção;
  • Apoiar administrativa, contábil e juridicamente os empreendimentos e empreendedores individuais;
  • Implementar inovações tecnológicas que aprimorem os processos de gestão do negocio;
  • Promover a organização e integração entre os produtores individuais para a formação de empreendimentos associativos e cooperativos.

 

O público beneficiário envolve Cooperativas, Associações de comercialização rural, Empreendimentos de Agroindústria e Processamento Artesanal, Grupos de Interesse e Produtores rurais atendidos pela Emater-DF.

 

O Programa Empreender e Inovar possui duração de 12 meses, com as seguintes etapas:

 

  • Diagnóstico – Duração de 06 meses – Análise profunda do empreendimento – As visitas serão mensais. No sexto mês será apresentado o diagnóstico completo.

 

  • Plano de Gestão – Duração de 06 meses – Será apresentado um Plano de Gestão ao Empreendedor e este receberá auxílio do extensionista local na implantação de melhorias de acordo com o objetivo do empreendimento. Visitas serão realizadas a cada 2 meses.

 

  • Monitoramento – Anualmente – Acompanhamento das ações implantadas e monitoramento dos índices produtivos e financeiros de forma a mostrar a evolução do empreendimento ao longo do tempo.

 

O início do acompanhamento ocorrerá a partir dos cursos de gestão oferecidos semestralmente pela equipe do Empreender e Inovar. No curso haverá conteúdo teórico, levantamento do perfil do empreendimento e entrega de ferramentas de gestão para padronização do atendimento, com carga horária de 24 horas.

 

O empreendedor interessado em participar do Programa, deverá requisitar ao escritório da Emater-DF que atua em sua localidade, para que o inscreva no curso. Sendo importante já estar envolvido no processo produtivo e realizando a comercialização efetiva de seus produtos, respeitando a sequência de solicitações e o número de vagas disponíveis para cada escritório.

 

Para informações complementares entre em contato com a Emater-DF no e-mail: empreendereinovar@emater.df.gov.br ou pelo telefone 3311-9365.

 

Associar e Cooperar

 

Em breve.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br