Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/05/13 às 11h56 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

GDF orienta produtores de Brazlândia sobre habitação rural

 

Mais de 120 produtores do assentamento Betinho, na região rural de Brazlândia, receberam orientação sobre como participar do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A ação foi organizada pelo Sistema Público da Agricultura do DF — formado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e as vinculadas Emater-DF e Ceasa-DF — para mapear as pessoas que podem participar do PNHR e levar conhecimento sobre o programa.

 

A orientação foi ministrada pelo secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, e pelo assessor técnico da Emater-DF, Marcelo Silva. Para o subsecretário de Desenvolvimento Rural, José Nilton Lacerda, o projeto quita uma dívida histórica com a agricultura familiar. “Queremos resgatar a dignidade desses produtores”, observou.

 

O próximo passo será cadastrar os agricultores familiares, do assentamento Betinho, que se enquadram no programa. O cadastramento está previsto para acontecer no próximo dia 21. “Foi excelente recebermos a equipe da Agricultura. Agora temos conhecimento sobre mais uma ação para trazer melhorias e conquistas para nós”, disse Maria do Socorro Miranda, produtora de morango e graviola no assentamento Betinho.

 

Critérios — Podem participar do PNHR agricultores familiares e trabalhadores rurais com renda familiar bruta anual máxima de R$15 mil. O empreendedor familiar deve comprovar os rendimentos por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Já o trabalhador rural deve apresentar carteira ou contrato de trabalho ou declaração em papel timbrado de cooperativa, sindicato ou associação. Se for aposentado, o comprovante de proventos do INSS é o documento necessário para comprovar a renda.

 

Pescadores artesanais, extrativistas, silvicultores, aquicultores, maricultores, piscicultores, comunidades quilombolas e povos indígenas também podem ter acesso ao programa.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa — Secretaria de Agricultura

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br