Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/13 às 10h46 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

GDF e produtores rurais se unem para preservar as águas

 

O Lago Descoberto foi represado em 1972. Localizado na região oeste do Distrito Federal, na divisa com Goiás, ele é responsável pelo abastecimento de 66% da água consumida na capital federal. Na última sexta-feira, Dia Mundial da Água, representantes de vários órgãos se reuniram no Haras Vale Feliz, na orla do lago, onde assinaram um protocolo de intenções que prevê a implantação do programa Produtor de Água na região, o que garante remuneração aos produtores rurais que se comprometem a preservar os recursos hídricos.

 

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Valadão, comemorou a mobilização dos produtores da comunidade. “O que eles estão fazendo é exemplo para todo o DF”, ponderou. Lúcio lembrou ainda que a secretaria triplicou o número de mudas doadas, o que vai contribuir com a proteção da área em volta do lago. Já o vice-governador Tadeu Filippelli reafirmou o compromisso do GDF com a preservação dos recursos hídricos.

 

Descoberto Coberto — Trabalhando desde 2009, o grupo de trabalho do Projeto Descoberto Coberto — que inclui representantes da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Caesb, Adasa, Ibram, Ministério do Meio Ambiente, ICMBio e Ministério Público do DF — tem promovido importantes ações de preservação da bacia do lago. A parceria com os produtores rurais da região foi fundamental para que o projeto fosse adiante.

 

Desde o início do programa, já foram plantadas 186 mil mudas de árvores do cerrado ao redor do lago. A engenheira ambiental Priscilla Regina, da Emater-DF, aponta que a vegetação nativa funciona como uma espécie de filtro, impedindo que as águas sejam contaminadas. “As raízes das árvores não deixam a sujeira do solo escorrer para o leito do lago, o que garante águas mais limpas”, explica. Das mudas plantadas se destacam ipês, aroeiras, jatobás, ingás, monjoleiros e jenipapos, dentre outras.

 

A Emater-DF visitou todas as chácaras que ficam em volta do Lago Descoberto — localizadas nos núcleos rurais Incra 6 e Incra 9. Em todas as propriedades foi feito um diagnóstico ambiental. Os extensionistas da empresa aplicaram ainda o Índice de Desenvolvimento Comunitário Rural (IDCR), uma ferramenta desenvolvida pela Emater-DF para levantar dados de comunidades utilizando seis dimensões e propondo ações de melhoria da vida local com envolvimento dos órgãos públicos pertinentes.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br