Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/11/12 às 9h13 - Atualizado em 29/10/18 às 10h44

GDF articula organização da cadeia produtiva do leite

O Sistema Público da Agricultura do Distrito Federal reuniu produtores de leite e donos de laticínios para discutir avanços na organização e estruturação da cadeia produtiva do leite.

 

Ocorreram duas reuniões: a primeira no último dia 23 (sexta), na Casa do Cerrado, e a outra no dia 29 (quinta), na sede da Cootaquara (no núcleo rural Taquara, em Planaltina). Além dos produtores e laticinistas, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Freitas, participou dos encontros.

 

Freitas falou sobre a experiência que tem como produtor rural e de modelos de organização cooperativa como estratégia para superar desafios. “Contando o produto in natura e os derivados, em Brasília é consumido mais de um milhão e litros de leite. Devido a este potente mercado consumidor, temos que pensar a cadeia leiteira de maneira mais estratégica”, disse Freitas.

 

O secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, falou sobre o atual cenário da cadeia produtiva no DF e das possibilidades de comercialização no mercado local e no governo distrital. “O governador Agnelo Queiroz determinou que busquemos mecanismos para permitir a inserção dos laticínios no fornecimento de produtos ao sistema de ensino público”, salientou. Após a fala do presidente da OCB, produtores e representantes de laticínios relataram as dificuldades que enfrentam atualmente e debateram ideias sobre o mercado consumidor local e a organização da cadeia.

 

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br