Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/17 às 9h10 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Frente Parlamentar da Agricultura do DF dá início aos trabalhos

 

Grupo no legislativo deverá organizar arcabouço legal em benefício dos produtores rurais

 

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 9, a abertura e consolidação dos trabalhos da Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar. A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Legislativa do DF, o deputado Joe Valle e também presidente da Frente e contou com a presença de especialistas do setor agrícola, em âmbitos federal e distrital, representantes de associações e outras entidades representativas da agricultura familiar. O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, participou da abertura.

 

Em sua fala, o deputado Joe Valle reforçou a importância da criação da Frente. “Temos de aproveitar o bom momento. O setor agropecuário do Distrito Federal tem o comprometimento do presidente da Câmara Legislativa e do governador. Não sei quando isso se repetirá. Temos de aproveitar o momento para elaborar as melhores políticas para o desenvolvimento rural do DF”, afirmou.

 

Para o professor Eliseu Alves o ponto nevrálgico a ser atacado por um dos grupos de trabalho a ser criado pela Frente é o que analisará as necessidades do agricultor. “Espero que um desses grupos de trabalho seja voltado para o agricultor. Temos de saber, realmente, como podemos ajudar a pequena produção com mais investimento em tecnologia. Se isso não puder ser feito, essa pequena produção não sairá da pobreza rural.

 

Temos de atacar um problema sério de distribuição de renda chamado `imperfeição de mercado´, que nada mais é do que a pequena produção vendendo por um preço muito baixo e comprando insumos com preços muito elevados. Nenhuma tecnologia poderá ser lucrativa para essa pequena produção sem essa correção. E se não é lucrativa, o campo se esvaziará”, sentenciou.

 

“O produtor rural é o único empreendedor brasileiro que não tem condição de fazer previsão do seu negócio a longo prazo, porque está sujeito a todas as condições macroeconômicas – como todos os outros segmentos -, e está sujeito às condições climáticas que são imprevisíveis do ponto de vista de médio e longo prazos. Isso requer, então, uma atenção diferenciada do Estado. Entendemos que essa Frente terá papeis importantes, entre eles o de organizar o arcabouço das leis para que cada vez mais sejamos referência para o Brasil e posamos construir políticas que possibilitem darmos retorno aos produtores rurais. Essa é a expectativa da Emater-DF. Com a Frente teremos um orçamento mais justo e mais inteligente para darmos um retorno justo para o produtor”, assinalou Argileu Martins.

 

Christina Abelha 
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br