Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/13 às 8h53 - Atualizado em 29/10/18 às 10h47

Flores da agricultura familiar ganham espaço em shopping da cidade

 

Nesta quinta-feira (5), a Cooperativa de Flores e Plantas Ornamentais do Distrito Federal (Multiflor) inaugurou uma loja no Pátio Brasil Shopping. O espaço foi cedido gratuitamente, por um ano, graças à articulação feita pela Emater-DF, Neo Eventos e Multiflor, após o sucesso da Feira Nacional de Flores e Plantas Ornamentais (Festflor Brasil), realizada em outubro.

 

A extensionista rural da Emater-DF, Regina Lúcia da Cunha Lima, considera a iniciativa um presente para a extensão rural. “É uma vitória que não tem como mensurar. São quatro anos de fundação oficial da cooperativa e agora a população poderá adquirir produtos que têm como diferenciais: serem de Brasília, da agricultura familiar e produzidos, principalmente, por mulheres”.

 

O objetivo dessa parceria é permitir que os produtos locais sejam mais acessíveis à população, pois a comercialização é um grande desafio para a agricultura familiar. A loja permitirá que o consumidor compre flores, plantas ornamentais e cachepôs diretamente do produtor, contribuindo para o desenvolvimento local.

A produtora rural Mirian Camargo diz que, com um ponto de comercialização fixo, vai conseguir planejar melhor a produção. “Vendíamos nossas plantas eventualmente em algumas feiras organizadas pela Emater e acabávamos perdendo parte da produção quando não tínhamos onde vender. Agora o consumidor e nossos clientes poderão nos encontrar com mais facilidade”, conta.

 

“A floricultura é uma atividade favorável para o desenvolvimento das famílias rurais, já que não é preciso ter grandes extensões de terra para a produção”, fala o diretor-executivo da Emater, Carlos Banci. Ele parabenizou, também, o trabalho dos técnicos envolvidos com a cooperativa. Para o secretário adjunto de Agricultura, Nilton Guimarães, a extensão rural se dedica a determinadas causas e adota como modelo de vida um comportamento favorável ao crescimento do produtor. Ele cita a Multiflor, a Cootaquara e Copas apenas como alguns dos exemplos desse trabalho.

 

O coordenador do programa de floricultura da Emater-DF, Cleison Duval, destacou a importância do trabalho conjunto e lembrou, também, dos diversos parceiros institucionais que contribuem, de alguma forma, para o desenvolvimento do setor da floricultura no DF como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Distrito Federal (Sescoop/OCDF), a Sudeco, a Neo Eventos, a Fundação Banco do Brasil, o Ministério da Agricultura, o florista Batista Reis e o deputado Joe Valle.

 

Cores e sabores

Juntamente com a inauguração da loja, será aberta uma feira com as cores e os sabores do DF rural. Artesanato e produtos de agroindústrias locais serão comercializados de quinta (5) a domingo (8) no shopping.

 

A Multiflor

A Multiflor existe há cinco anos e congrega 54 cooperados. Cerca de 80% são mulheres e mais de 70% são de base familiar. A cooperativa surgiu a partir do trabalho da Emater-DF, que mobilizou famílias do núcleo rural Rio Preto para a inclusão social, geração de renda e transformação da realidade local.

 

Além da produção de flores, a Multiflor abriga o grupo Multifibras, que reúne quase 50 mulheres — e filhos — que produzem cachepôs e caixinhas com fibra de bananeira. O artesanato, vendido em parceria, agrega valor ao produto e embeleza as flores, chamando a atenção do consumidor.

 

Serviço

Loja da Multiflor

Local: Shopping Pátio Brasil – 3º piso

Horário de funcionamento – Segunda a sábado, das 9h às 22h, e domingo, das 14h às 20h

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br