Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/10/13 às 17h13 - Atualizado em 29/10/18 às 10h46

FestFlor Brasil abre as portas para a primavera

 

A chegada da primavera é celebrada com muitas cores, perfumes, sabores e saberes rurais com a realização da 4ª FestFlor Brasil. Até domingo (6), mais de 100 produtores do Distrito Federal trazem à população orquídeas, flores tropicais, cactos, palmeiras, roseiras e diversas outras flores e plantas para dar um colorido e um perfume a mais ao centro da Capital.

 

Realizada no Pátio Brasil Shopping, das 9h às 22h, a feira gera oportunidade de negócios às famílias rurais que têm um extenso mercado a ser explorado. Apenas 20% da demanda local é coberta pela produção local e regional. Na abertura do evento, realizada nessa quinta-feira (3), a primeira dama Ilza Queiroz ressaltou da importância do estímulo aos produtores locais. “As flores estão muito presentes em nossas vidas. São usadas para perfumar e celebrar o nascimento e confortar a despedida da vida. Queremos que cada vez mais pessoas queiram produzir flores para enfeitar nossos dias”, falou.

 

Para que isso aconteça, o governo tem atuado desde a capacitação de técnicos e produtores, até o fomento da produção. E um novo incentivo para o desenvolvimento do setor foi anunciado pelo Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Valadão. Trata-se do início das atividades da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Floricultura do Distrito Federal (CFLOR/DF), constituída por representantes de 16 instituições. “A Câmara terá o papel de organizar a cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais do Distrito Federal. Será um espaço de diálogo e articulação de entidades que podem colaborar para trazer a floricultura do DF a um novo patamar”, falou o secretário.

 

Todo o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Emater e parceiros foi elogiado e ressaltado pelo presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin. “Temos trabalhado intensamente para estruturar a cadeia produtiva e esses dois salões montados na FestFlor são o reflexo disso”. Piccin também falou da importância de retratar a cultura rural no evento: “o povo que reconhece suas raízes é um povo forte, que sabe aonde quer chegar”.

 

Programação
A programação do evento conta com variadas atividades que vão desde desfiles de roupas feitas apenas com flores, cursos e oficinas, palcos fixos com demonstração de arte floral, mostra de paisagismo sustentável e shows de música e dança.

 

Para o produtor rural, a Emater-DF e o Senar oferecem cursos nesta sexta-feira (4) sobre Conceito de Criação, Arranjo Floral e Vitrine Mutável.

 

Neste sábado (05), a Oquestra Roda de Viola se apresenta às 16h, no Paiol das Artes, no Salão Saberes, Cores e Sabores.

 

Serviço
FestFlor Brasil
Data: 3 a 6 de outubro
Local: Pátio Brasil Shopping
Entrada Franca
Programação completa: www.festflorbrasil.com.br

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br