Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/09/18 às 15h53 - Atualizado em 29/10/18 às 15h56

Festa do Morango chega à 23ª edição

 

São mais de 200 produtores rurais, cerca de 6,3 toneladas de morangos plantados numa área de pouco mais de 180 hectares: a região de Brazlândia, de onde vêm 98% da fruta no Distrito Federal, comemora mais uma safra com bastante participação popular, morangos, doces, geleias, licores, tortas, bolos, concurso de receitas, oficinas de gastronomia, comercialização de artesanato, flores e plantas ornamentais, dentre várias outras atrações. A abertura oficial do evento ocorreu na sexta-feira. 31 de agosto.

 

Segundo o presidente da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Aracg), Takao Akaoka, a festa ocorre em meio a desafios. “A crise hídrica ainda não acabou completamente. Temos que nos adaptar à nova realidade, de continuar produzindo com menos água e qualidade. A Emater-DF tem nos ajudado bastante nesse sentido, o que nos fez chegar à realização de mais uma festa”, comentou. Takao citou também os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados em 2018.

 

O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, relembrou a primeira festa, ocorrida em 1995, e enumerou as inovações e tecnologias marcadas pela produção em Brazlândia. “Temos novas variações surgindo, controle biológico e agroecológico de pragas, tecnologia, inovação, tudo isso movimentando mais de R$ 30 milhões na economia local”, destacou. O presidente da empresa ressaltou ainda que os extensionistas da Emater-DF trabalham incansavelmente para auxiliar os produtores. “Graças ao esforço conjunto dos nossos técnicos e dos produtores, a produção de morangos continua, mesmo com novos padrões de utilização de água, devido à crise hídrica”, comentou.

 

Após a abertura oficial, um bolo de 23 metros foi cortado e dividido entre os visitantes. Além dos estandes de comercialização e gastronomia, a programação da festa incluiu eventos técnicos realizaos pelos escritórios da Emater-DF em Brazlândia e Alexandre de Gusmão.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br