Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/20 às 11h48 - Atualizado em 11/09/20 às 11h48

Festa do Morango 2020 será digital

 

A Festa do Morango deste ano ocorrerá em edição virtual. Devido à crise sanitária, os organizadores decidiram realizar eventos por meio da internet, onde serão oferecidas orientações, dicas e debates sobre a produção da fruta no Distrito Federal. A Emater-DF, parceira da organização ao lado da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), de Brazlândia, da Secretaria de Agricultura  e da Administração Regional de Brazlândia, vai disponibilizar um livro que trará as receitas com morango premiadas nos últimos cinco concursos. A Festa do Morango 2020 acontece de segunda a sexta (14 a 18 de setembro).

 

O livro com receitas poderá ser acessado a partir do site da Emater-DF. A publicação traz pratos doces e salgados, elaborados por moradores das áreas rurais de Brazlândia. “Com a impossibilidade de realizar o concurso esse ano, que exige aglomeração dos concorrentes e jurados, resolvemos resgatar a memória dos concursos anteriores, que também é uma forma de incentivar o consumo da fruta”, explica a extensionista Luciana Xavier, do escritório da Emater-DF em Brazlândia.

 

Extensionistas rurais da empresa vão realizar “lives” durante toda a semana. Temas como legislação, plantio hidropônico, exportação, cultivo do morango orgânico e comercialização estão serão abordados nos eventos. “A ideia é levar informação e conhecimento ao produtor, aperfeiçoando ainda mais a produção da fruta no Distrito Federal”, aponta o gerente do escritório da Emater-DF no núcleo rural Alexandre de Gusmão, Hélio Lopes.

 

O extensionista acrescenta que o fim do período de seca coincide com o auge da produção de morango. “A festa, que já é uma tradição na capital do país, é uma forma de comemorar o cultivo da fruta. Por isso, não poderíamos deixar a data passar em branco, mesmo com as restrições impostas pela pandemia”, observa Lopes.

 

O Distrito Federal produziu, em 2019, 7,2 toneladas de morango, entre os sistemas convencional e orgânico. A região administrativa de Brazlândia responde por 97% da produção local. Cerca de 200 agricultores trabalham no cultivo da fruta, numa área de 180 hectares. A cultura gera cerca de dois mil empregos.

 

 

 

Serviço
Festa do Morango 2020
14 a 18 de setembro (segunda a sexta-feira)

Eventos digitais
www.festadomorangodf.com.br
redes sociais da Emater-DF
instagram: @ematerdf
facebook: /ematerdf
youtube: ematerdf

Acesso livre

 

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br