Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/01/20 às 15h42 - Atualizado em 13/01/20 às 11h27

Feira Rural no Parque da Cidade atrai brasilienses em busca de produtos da agricultura local

 

Feira da Emater-DF organizada com agricultores familiares do DF no Parque da Cidade

 

Produtos orgânicos e convencionais da agricultura do Distrito Federal, artesanato feito por produtores rurais, flores e plantas ornamentais, biscoitos, pães, geleias, pimentas e sorvetes de frutos do cerrado. Esses são alguns dos atrativos oferecidos na segunda edição da Feira Rural no Parque, realizada neste sábado (11), e que chamaram atenção de frequentadores do Parque da Cidade Sarah Kubistchek.

 

Parque da Cidade ganha feira da Emater-DF com produtos da agricultura familiar
Emater-DF promove neste sábado segunda edição de feira no Parque da Cidade

 

Assídua no parque aos sábados, Maria Lúcia, 39 anos, gostou da iniciativa e saiu de sacolas cheias. “Muito bom esse evento. Já comprei minhas hortaliças aqui, fresquinhas e de qualidade indiscutível. Precisamos de mais feiras como essa”, apontou.

 

Além de ampliar o espaço de comercialização de agricultores, um dos objetivos da feira é levar os produtores para o contato direto com o consumidor. O gerente da unidade de Comercialização da Emater-DF, Blaiton Carvalho da Silva, ressaltou a importância desse contato. “É um produto fresco vendido aqui. O consumidor vai conhecer quem produz, onde e como produz. Quando você vai no mercado, o tomate, por exemplo, é só o tomate. Já na feira, o tomate é o tomate do Joaquim, do José.”

 

Além disso, a feira tira o intermediário do processo, diz. “É uma relação direta. As feiras, no aspecto geral, são os espaços mais justos de comercialização”, afirmou. Para o produtor rural Denis Francisco Viana, a grande vantagem do espaço é vender direto para o consumidor. “O consumidor compra e conhece a história de como é a produção até o produto final que ele está levando para casa.”

 

Consumidores compram produtos da agricultura familiar do DF na Feira do Parque

 

Durante o evento, que contou com a adesão de centenas de pessoas, também houve uma oficina para fabricação de barra de cereais ministrado pelo técnico em agroindústria da Emater-DF Paulo Álvares. O público também pôde almoçar em uma praça de alimentação formada por produtores e com delícias como pastel, tapioca, caldo de cana, sorvetes, doces, macarronada com quatro tipos de molhos e churrasco.

 

Administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues esteve no evento e ressaltou que a parceria da Emater-DF engrandece o parque e os frequentadores. “É uma coisa boa para o consumidor e para o produtor, traz uma segurança e uma confiança muito maior do que com um atravessador no meio. Agradeço a Emater nessa parceria que só nos engrandece. A comunidade de Brasília é quem ganha.”

 

Produtoras rurais atendidas pela Emater-DF atendem consumidora na Feira do Parque

 

O diretor-executivo da empresa, Antonio Dantas, também presente à feira, se mostrou animado com a aceitação do público ao novo espaço. Centenas de moradores da cidade estiveram na feira em busca de produtos mais saudáveis e da agricultura familiar do Distrito Federal.

 

A coordenadora de Boas Práticas de Alimentação da Emater-DF,  Milena Lima de Oliveira, que é responsável pelos produtores na área de agroindústria e artesanato na feira, ressaltou que entre as vantagens dos produtos consumidos no local é a procedência confiável e o favorecimento a pequenos produtores da região.

 

“Quem comprar aqui vai estar ajudando os nossos produtores, que são artesanais, naturais, e fazem produtos sem conservantes. Aqui, nossos produtores conseguem mostrar para o público da área urbana a importância de um produto artesanal de qualidade. É uma forma de valorização para suas produções, de comercializar e gerar renda”, apontou.

 

Oficina de produção de barra de cereal ministrada pelo técnico em agroindústria Paulo Álvares

 

Atividade e alimentação saudável

Segundo o extensionista da Emater-DF José Nilton, responsável na feira pelos produtores orgânicos, existia uma demanda antiga por um esse espaço dedicado a alimentos saudáveis. O parque, para eles, era uma boa possibilidade de espaço de comercialização, já que reúne frequentadores praticantes de atividade física. “Estamos falando de alimento saudável e pessoas que estão buscando atividade física. Os produtos da agroecologia e orgânicos são sustentáveis, com modo de produção que respeita o meio ambiente. As pessoas estão preocupadas com isso. Então aproximar quem produz de quem consome é bom para ambos. Além disso, são produtos de qualidade e frescos”, disse.

 

A feira também contempla produtores de flores e plantas ornamentais do DF. Atualmente, 140 produtores de flores atendidos pela Emater-DF, com diversidade de 87 variedades de espécies. A ideia, de acordo com a coordenadora de floricultura da empresa, Loislene Trindade, é atender a população do DF o ano inteiro. “Esse é mais um espaço de comercialização, é uma oportunidade, além de mostrar a variedade desses produtos. A maioria dos produtores aqui é da agricultura familiar”, afirmou.

 

Barraca com flores e plantas ornamentais cultivadas por produtores atendidos pela Emater-DF

 

Edições-piloto

As três primeiras edições-piloto do projeto, em dezembro, janeiro e fevereiro, já tiveram os produtores selecionados. O objetivo, nesta fase de testes, é conhecer o espaço, avaliar questões logísticas e a reação dos frequentadores do Parque à feira. Para a fase definitiva, a Emater lançará, em breve, um edital com informações e critérios para os interessados, atendidos pela Emater, em participar do projeto.

 

Todos os itens à venda foram produzidos no Distrito Federal por agricultores e empreendedores rurais da capital. O evento é uma iniciativa da Emater-DF em parceria com a Administração do Parque da Cidade.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br