Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/01/16 às 10h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Feira reúne produtos de assentamentos do DF

 

Todas as sextas-feiras, o hall de entrada da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) recebe a Feira dos Assentamentos Rurais. Agricultores de comunidades de reforma agrária oferecem pimentas, doces, pães, bolos, biscoitos, hortaliças e artesanato para os servidores da secretaria e também os da Emater-DF e da Embrapa, cujas sedes ficam no mesmo setor.

 

Para a presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Márcia Cordeiro Leite, Olena Valente Rodrigues, a iniciativa de montar a feira não é apenas importante, é “muito importante”. “Aqui, trazemos produtos de vários assentados da nossa comunidade”, observa, destacando que, com apoio da Emater-DF, o assentamento está instalando uma agroindústria que vai processar doces, geleias e compotas de produtos do cerrado — como cagaita, araticum, pequi e jatobá.

 

Para o agricultor Antônio Gregório, que fabrica caixas para bijuterias, bancos, mesas e brinquedos de madeira no assentamento 3 de Maio (região administrativa de Sobradinho), está bastante satisfeito com a oportunidade de comercializar na feira. “Não tenho espaço para mostrar meu trabalho, e aqui já recebi várias encomendas”, comemorou.

 

Já Francisco Lima, o Chicão, e sua mulher, Francisca Sales, plantam hortaliças folhosas — alface, rúcula, salsa, cebolinha e coentro — e mandioca no assentamento Palmares (zona rural de Planaltina). Francisca também fabrica pães caseiros, bolos e biscoitos. Os dois contam com atendimento da Emater-DF. “A Emater é nossa casa. Sempre que precisamos os técnicos da empresa nos apoiam e auxiliam. Nossa produção tem aumentado bastante e a feira tem sido um espaço importante para vendermos nossos produtos”, destacou Chicão.

 

De acordo com a diretora de Assentamentos Rurais da Secretaria de Agricultura, Viviane Anjos, a iniciativa teve boa aceitação por parte dos servidores. “Nossa ideia é não apenas fomentar a reforma agrária, mas também fazer uma espécie de laboratório para os agricultores. Na feira, eles praticam preço, comercialização e começam a entender como funciona o mercado”, define. Viviane acrescenta que o espaço é aberto principalmente para as comunidades que ainda não possuem canais fixos de venda na cidade.

 

A feira funciona toda sexta-feira no salão de entrada da Seagri (Setor Terminal Norte, Parque Estação Biológica), de 8h às 14h.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br