Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/20 às 16h57 - Atualizado em 15/02/20 às 17h32

Feira Flor do Cerrado reuniu produtores, brasilienses e turistas na Torre Digital

O projeto Feira no CAT – 1ª Feira Flor do Cerrado contou com a presença de centenas de pessoas

 

 Aproximadamente 30 produtores rurais atendidos pela Emater-DF participaram, neste sábado (15), da 1ª Feira Flor do Cerrado, na Torre de TV Digital. O evento é parte do Projeto Arte no CAT, organizado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Produtos frescos produzidos por pequenos produtores rurais do DF chamaram atenção do público que frequentou o local.

 

Alimentos orgânicos, flores e plantas ornamentais, queijos, geleias, pães, biscoitos e sorvetes de frutos do cerrado, tudo produzido por produtores do Distrito Federal. Nossos técnicos também estiveram presentes com orientações diversas sobre a Emater-DF, parceira na feira. 

 

Produtores do DF comercializam produtos na Feira Rural no Parque da Cidade

 

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, prestigiou os estandes dos produtores da Emater, conheceu de perto cada um dos agricultores e seus produtos e ressaltou a importância de manter ações diversificadas em pontos turísticos da capital. 

 

“A Torre Digital foi inaugurada em 2012. Quando assumimos ela estava fechada. Então, começamos uma série de ações e entendemos que precisávamos dar vida a esse cartão postal, desenhado pelo Oscar Niemeyer”, disse durante a abertura do evento.

 

Os produtos orgânicos foram muito procurados pelos frequentadores da Torre Digital

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressaltou a importância da valorização da agricultura familiar e agradeceu a oportunidade de comercialização aberta aos produtores atendidos pela empresa. 

 

 “Uma das nossas metas, que está alinhada com o Plano Estratégico do Governo do Distrito Federal, é aumentar os espaços de comercialização dos nossos produtores locais gerando renda, emprego e qualidade de vida para o campo”, ressaltou Denise, que lembrou que eventos que apoiam a comercialização da produção rural local fomentam a cadeia produtiva, aumentando a produção de alimentos na região e também da floricultura.

 

“O espaço disponibilizado é incrível e permite que os produtores possam vender diretamente para a população. A agricultura e o turismo precisam andar juntos”, explicou. Também estiveram presentes  Márcio Bittencourt, do grupo de montain bike Rebas do Cerrado, e Richard Dubois, diretor-presidente da Arena BSB, que irá assumir a administração da Torre Digital.

 

Presente na feira, Francisca da Silva, 48 anos, disse ter gostado da iniciativa. “É uma oportunidade para gente, que vem visitar a Torre, já fazer nossas compras, conversas com os produtores e fazer novas amizades. Estou encantada”, acrescentou. 

 

A Feira Flor do Cerrado também ofereceu artesanatos produzidos por 20 artesãos da cidade, música ao vivo, uma feira de adoção de cães e gatos e uma aula show com produtos do cerrado ministrada pelo ex-participante do Masterchef, Vinícius Rossignoli.

 

A secretária de Turismo elogiou o trabalho exercido pela Emater-DF junto aos produtores

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br